TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Platão e a Imortalidade da Alma

Por:   •  18/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de São João del Rei- UFSJ

Estudos sobre Filosofia Antiga

Lucimarcos Santos de Souza

Sobre Platão e a imortalidade da alma

Introdução

Nesse texto, produzido para a disciplina Estudos sobre Filosofia Antiga do curso de Filosofia da Universidade Federal de São João del Rei- UFSJ, discorreremos de maneira breve acerca da discussão sobre a Alma na visão platônica. Para tal, será utilizado como base o diálogo Fédon, onde o filósofo trata da condição imortal da mesma.

Apesar de haver outros pontos para sustentar a defesa da imortalidade da alma, como por exemplo a teoria da Semelhança- formulada no próprio Fédon- e a concepção de alma como principio de tudo- desenvolvida no Fedro-, utilizaremos aqui principalmente dois pontos, a saber: a Teoria das Reminiscências e a Teoria dos Contrários.

Fédon

        No dialogo Fédon, Sócrates demostra não estar preocupado com o fato de que logo deixará de viver. Essa tranquilidade advém da sua convicção de que a morte nada tem de mau, pelo contrário, ela é, inclusive, a aspiração de todo filósofo. Sócrates espera, na verdade, se aproximar dos deuses e, não com muita certeza, de homens bons. Como observamos na seguinte fala:

Eu cometeria um grande erro não me irritando contra a morte, se não possuísse a convicção de que depois dela vou encontrar-me, primeiro, ao lado de outros deuses, sábios e bons; e, segundo, junto a homens que já morreram[...] Assim, por conseguinte, não tenho razões para estar irritado. (Fédon 63c)

Em seguida, Sócrates explica de que forma o filósofo deseja a morte. Isso porque o ato de morrer é nada mais que a separação entre alma e corpo. Ora, se o corpo é a prisão da alma- numa perspectiva Orfista da qual Platão compartilhava- a morte seria uma libertação. Já que essencialmente um filósofo busca se aproximar das coisas da alma, de onde parte o verdadeiro conhecimento, distanciando se daquilo que é sensível e possivelmente falso, seria incoerente preocupar-se diante do momento da morte, um homem que tivesse medo nesse momento certamente amaria mais os prazeres do corpo do que o conhecimento. Não seria um filósofo.

Com relação a aquisição de conhecimento, a busca pela verdade, o corpo constitui obstáculo. Se dois sentidos básicos como visão e audição não são totalmente confiáveis nem precisos, os outros sentidos podem ser também da mesma forma. Ora, se o propósito de vida de um filósofo é buscar o conhecimento puro, seu esforço é no sentido de estabelecer os meios mais apropriados para tal. Diz Sócrates desenvolvendo a ideia: “Nisto, por conseguinte, antes de mais nada, é que o filósofo se diferencia dos demais homens: no empenho de retirar quanto possível a alma na companhia do corpo.”

Já podemos perceber como Sócrates começa a estruturar seus argumentos para defender a ideia de que a vida não se finda com a morte.

Se, com efeito, é impossível, enquanto perdura a união com o corpo, obter qualquer conhecimento puro, então de duas uma: ou jamais nos será possível conseguir de nenhum modo a sabedoria, ou a conseguiremos apenas quando estivermos mortos. Porque nesse momento a alma, separada do corpo, existirá em si mesma e por si mesma- mas nunca antes. (Fédon 66e)

        Cebete, que estava ouvindo Sócrates, chama atenção para o fato de que os homens terão dificuldade em acreditar que a alma possa existir sem o corpo. Com razão, por isso, Sócrates prossegue na argumentação observando sob outros aspectos.

Teoria dos Contrários

Elaborada pelo filósofo Heráclito e retomada por Platão no Fédon. A teoria dos Contrários diz sobre a relação de oposição e, ao mesmo tempo, de interdependência que permeia dois conceitos. Aquilo que é escuro somente o é porque já foi claro em outro momento, da mesma forma a alegria existe pois num outro instante o que havia era tristeza, o belo só existe porque existe também seu contrário, o feio, e tantas outras coisas mais poderíamos citar. Isto é, tudo flui de maneira dialética.  Assim, também pode-se concluir que aquilo que está morto já esteve vivo, e não só isso, mas sabemos que aquilo que está vivo não permanecerá vivo, num momento seguinte estará morto. Estar vivo comporta um contrário que é estar morto, há uma geração reciproca entre ambos estados.  Sócrates conclui essa ideia da seguinte forma:

Há, pois, acordo entre nós ainda neste ponto: os vivos não provêm menos dos mortos que os mortos dos vivos. Ora, assim sendo, haveria aí, uma prova suficiente de que as almas dos mortos estão necessariamente em alguma parte, e que é de lá que voltam para a vida. (Fédon 72a)

Esse movimento é cíclico e não linear, se não fosse de tal forma, ou seja, se um conceito não fosse equilibrado pela existência do seu contrário tudo permaneceria igual e assim acabaria sua existência, visto que não haveria mais o processo de geração desse conceito ou estado.

Teoria das Reminiscências

Outro ponto de valia para nossa exposição diz respeito Epistemologia Platônica. A teoria do conhecimento de Platão é essencialmente dualista, para ele, existe o conhecimento a priori das Formas, das Ideias, que participa do mundo inteligível, e existe também o mundo sensível que por si mesmo não basta para atingir o conhecimento, visto que é enganoso. Seria preciso transformar o sensível em inteligível. Neste ponto, apontamos a Teoria da Reminiscência, ou seja, aprender é recordar e para recordar é preciso ter aprendido anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com