TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - Émile Durkheim

Por:   •  18/6/2018  •  Monografia  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Sociologia - Émile Durkheim

  1. Qual a naturalidade de Émile Durkheim e em que período ele viveu?

Émile Durkheim é natural de uma pequena cidade chamada Épinal, situada na região da Alsácia-Lorena, epicentro das disputas entre França e Alemanha. Durkheim viveu em um período no qual a escola positiva italiana estava se consolidando enquanto ciência, dando origem á criminologia.

2. Por quais razões costuma-se afirmar que Durkheim foi o fundador ou “pai” da Sociologia?

Durkheim é considerado o fundador da Sociologia por três razões fundamentais. Primeiramente, trabalhou muito para que a Sociologia fosse reconhecida institucionalmente, sendo, inclusive, transformada em uma disciplina;

Em segundo lugar, ele propôs um método para essa nova ciência, que deveria diferenciá-la das demais ciências existentes na época e, para isso, precisou mostrar que ela possuía um objeto que lhe era próprio, justificando, assim, sua razão de ser.

E, por último, devido ao fato de ter realizado diversos trabalhos de investigação empírica sobre diferentes aspectos da realidade social.

   3. Qual a obra de Durkheim que possui especial relevância para o Direito?

A obra de Durkheim que possui a maior relevância para o Direito seria “Da divisão do trabalho social”, na qual o direito permeia quase toda a discussão, pois o principal tema do livro refere-se a investigação das várias formas de solidariedade social, afirmando que o direito é a forma mais visível da solidariedade.

              4. Por qual razão Durkheim é considerado um “clássico” da Sociologia?

Durkheim é considerado um clássico da disciplina de Sociologia pois, além de possuir valor histórico, a obra pode ser relida várias vezes e nos fazer descobrir aspectos que não foram percebidos antes, e que pode ser visto, também, a partir de questões e problemas do mundo contemporâneo. Numa obra clássica é possível encontrar elementos que se mantêm relevantes e instigam o pensamento.

               5. Em quais ideias Durkheim se aproxima de Augusto Comte?

Durkheim se baseou nas ideias de Comte para formular sua teoria, e ambos foram influenciados pela escola positiva e acreditavam que para a sociedade manter-se como um todo era necessário coletividade.

                6. O que são “fatos sociais” para Durkheim?

São maneiras de agir, pensar, de sentir compartilhadas por uma pluralidade de indivíduos e que, de certo modo, impõe-se a nós, que nos constragem a agir, pensar e sentir desta maneira.

     

                 7. O que é “solidariedade social” para Durkheim?

 A solidariedade social se dá entre pela consciência coletiva, pois esta que é responsável pela coesão entre os indivíduos. Porém a intensidade desta coesão coletiva é que mede a  ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de ordem social de cada sociedade.

              8. Explique as duas principais formas de solidariedade social, segundo Durkheim.

 As principais formas são a solidariedade social mecânica e orgânica.

Na forma mecânica, o indivíduo estaria ligado diretamente à sociedade, sendo que enquanto ser social prevaleceria em seu comportamento sempre aquilo que é mais considerável à consciência coletiva, e não necessariamente seu desejo enquanto indivíduo. Para o indivíduo, seu desejo e sua vontade são o desejo e a vontade da coletividade do grupo, o que proporciona uma maior coesão e harmonia social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com