TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA SOCIAL DOS SOCRATES

Relatório de pesquisa: TEORIA SOCIAL DOS SOCRATES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

“Ética para mim é meu bolso cheio de dinheiro”

“Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra “ética” é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter. Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como “costume”, ou “hábito”, do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética”.

Para Sócrates a obediência à lei era o divisor entre a civilização e a barbárie. Segundo ele, as idéias de ordem e coesão garantem a promoção da ordem política. A ética deve respeitar às leis, portanto, à coletividade. Sua abnegação pela causa da educação do homem e do bem coletivo levou-o a se curvar ante o desvario decisório dos homens de sua época. Acusado de corromper a juventude e de cultuar outros Deuses, foi condenado a beber cicuta pelo tribunal ateniense. Resignou-se à injustiça daqueles que o acusavam, em respeito à lei a que regia a sociedade ateniense.

1.1 TEORIA ÉTICA DE SÓCRATES

Nasceu em Atenas em 470 a.C, era mestre de Platão e avesso a democracia ateniense.

Seu pensamento ético tinha como objetivo fundamental, conhecera respeito do homem. Daí sua frase: “conhece-te a ti mesmo”. Ele dizia que o homem que se conhece não comete erros.

Para ele o que era certo para um, valia para todos e da mesma forma o que eraerrado para um, era para todos.

Seu pensamento era racionalista. Ele acreditava que o bem era a felicidade da alma e o bom era útil para felicidade. O homem que errava, errava por ignorância, por issoprecisava ser ensinado.

Também para ele haviam princípios universais de ordem e justiça que vinham de Deus e eram impostos aos homens.

Quem desobedecesse a essas leis, era contrário a Deus, assim comoà ética e a moral; eram ignorantes.

Ele acreditava que era possível mudar a moral dos homens de forma intelectual e pregava que bens eram úteis se produzissem felicidade, e que virtude e sabedoriaeram bens supremos e que através deles viriam outros bens.

Em resumo quando o homem conhece o bem, não pode ignorá-lo, por outro lado, praticando o bem, sente-se dono de si e é feliz.

Sócrates defende a identidade entre os interesses individuais e os comunitários como único caminho para a felicidade, o que implica na valorização da bondade, da moderação dos apetites, na busca do conhecimento.

Ele próprio pensa na Ética não como uma especulação abstrata, mas como uma força transformadora, capaz de trazer a felicidade a ambos, Sociedade e Indivíduo – aliás a única forma de se obter esta felicidade.

A Moral e a Ética que Sócrates teve o mérito de trazer à baila como objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com