TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria social Marxiana

Por:   •  17/12/2015  •  Dissertação  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

        O ponto de partida da teoria social marxiana vem da análise e reelaboração crítica da filosofia idealista alemã de Hegel e dos neohegelianos, da economia política inglesa e do socialismo utópico francês.

        Marx criticava em Hegel seu método dialético idealista, que funciona basicamente da seguinte forma: primeiro existe a tese, que é a ideia, gerando uma antítese, que se contrapõe à tese, surgindo assim a síntese, que é a superação dessa contradição. Hegel aplicava esse raciocínio à realidade e aos diferentes momentos da história humana, como o surgimento da filosofia, o iluminismo e a Revolução Francesa, etc. Ou seja, a história estaria dividida entre essas três etapas, que seria a tese, antítese e síntese. Primeiro viria a ideia, e a partir da ideia se concretiza a realidade. Partindo da reelaboração critica desse pensamento, Marx o volta para a sociedade, e às lutas de classes vinculadas a uma determinada organização social, ele une pensamento e realidade, mostrando que a realidade não condiz com o pensamento dialético, primeiro vem a matéria, o mundo real e a partir disso a dialética. Marx fala da dialética sempre em um contexto de luta de classes (“motor da história”), diferentes interesses, que geram a contradição. Esse método de análise histórica de Marx é conhecido como materialismo histórico e dialético, sendo assim, uma das bases do pensamento marxista.

A partir da crítica à economia política inglesa, Marx desenvolve a teoria de conceitos como o da mais-valia e a do valor-trabalho, nesse último ele teoriza que o valor de um produto é imposto pelo tempo de trabalho socialmente necessário para fazê-lo. Mas os produtos também têm um valor de uso (a utilidade que se obtém dele) e um valor de troca, onde, por exemplo, o uso do “valor de uso” de uma cenoura está em comê-la e saciar a fome, enquanto seu “valor de troca” está na quantidade de ouro (cujo valor equivale ao trabalho necessário para extraí-lo) pela qual poderia ser vendida. Os capitalistas não pagam ao trabalhador o valor total das mercadorias que produzem. A diferença entre o valor que um trabalhador produz e o seu salário, seria o tempo de trabalho não pago, conhecido por mais-valia. Marx desenvolve também a teoria da divisão social do trabalho e da acumulação primitiva, contextualizadas na oposição à política econômica inglesa. Tudo isso baseado na reelaboração crítica das obras de (principalmente) Adam Smith e David Ricardo sobre suas teorias econômicas de mercado, valor e produtividade no capitalismo.

 Marx criticou também as ideias dos socialistas utópicos (principalmente os franceses), acusando-os de muito romantismo, ingenuidade e pouca dedicação ao estudo rigoroso da sociedade, pois os socialistas utópicos falavam muito sobre como deveria ser a sociedade harmônica ideal, mas não indicavam nada sobre como seria possível alcançá-la. Ao contrário dos utópicos, Karl Marx e Engels não se preocuparam muito em pensar como seria uma sociedade ideal. Preocuparam-se principalmente em compreender a dinâmica do capitalismo, estudando a fundo suas origens, a acumulação primitiva, a produtividade capitalista, suas contradições, etc. Perceberam que o capitalismo seria, inevitavelmente, superado e destruído. E isso ocorreria na medida em que, a partir da sua evolução, o próprio capitalismo geraria os elementos que acabariam destruindo-o e que determinariam sua superação. Entenderam, ainda, que a classe trabalhadora ao desenvolver uma consciência histórica e entender-se como uma classe revolucionária, teria um papel decisivo na destruição da ordem capitalista e burguesa. É tudo uma questão do povo finalmente ter um senso crítico, ter consciência de sua classe, jamais se conformar com o sistema e suas ideologias, e ter uma educação libertadora, pois “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” – Paulo freire. É exatamente isso que acontece, mas nunca deveria acontecer, proletariado confundindo seus interesses com os do burguês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com