TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FILOSOFIA TEXTO COLABORATIVO

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE FILOSOFIA

TEXTO COLABORATIVO

Danilo N.S. Rodrigues

 Vitor Ugo de O. Souza

Emily Caroline S.Silva

William Ruan S.Silva

João Pedro dos S.A Fernandes

Capítulo 11

A Metafísica da Modernidade

        Esse capitulo retrata a modernidade a evolução dos filósofos a metafísica.

A modernidade é um período de total confiança na razão. Que nós chamamos de racionalismo, ou seja, todo conhecimento dever ser único e exclusamente proveniente de nossa razão, abortando nossas fontes sensoriais.                                                A Metafísica rompe com a tradição e, principalmente, com as autoridades religiosas. Busca, portanto, investigar “sobre a capacidade humana de conhecer a verdade, de modo que uma coisa ou um ente só é considerado real se a razão puder conhecê-lo”.                                                                                                Nesse tempo teve uma busca de um método para que se evite o erro, ou seja, a busca da certeza. Descartes enumera 4 regras para se chegar ao conhecimento seguro: Evidência, Análise, Ordem e Enumeração.                                                                Em reação a esta centralidade no sujeito e na confiança demasiada na razão, surge nesse período uma movimento chamado empirista que enfatiza o papel dos sentidos e da experiência sensorial nesse processo de conhecimento. Alguns representantes importantes desse movimento são: Bacon, Locke e Hume.                                Nesse capitulo fala bastante da evolução dos filósofos desde os filósofos medievais onde eram muito presos a algo muito especifico e muito pequeno, diferente dos filósofos vão surgindo na Idade Média.

Capítulo 12

     A Crise da Razão

A crise da razão diz que a razão é cumulativa e que a razão traz esperança.

No conflito entre teses e argumentações a razão é cumulativa o que faz com que faz com que ela venha enfraquecendo, pois acumula conhecimentos maiores sobre si mesma, seja no conhecimento racional ou na capacidade racional.

 A razão traz esperança, pois ela perdura ao longo dos tempos, preservando demais linhas de pensamento, todavia a razão supera cada uma dessas teses fazendo com que sua versão predomine acerca de outras, mostrando assim o caminho de toda história.                A Escola de Frankfurt: teoria crítica

        A Escola de Frankfurt surgiu na Alemanha em 1925 e os Principais nomes foram Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Walter Benjamin, Erich Fromm e Jurgen Habermas que foi da segunda geração da Escola.                                                As principais obras da Escola foi a Dialética do esclarecimento, Teoria estética e Mínima moralia, a situação atual da Filosofia entre outras.

Entre o Bem e o Mal

Capitulo 13

        Neste capitulo retrata sobre os valores éticos e morais.

     Os valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos. Moral é a diferenciação de intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias. Já a ética ou filosofia moral é, na filosofia, o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo. 

     Em um primeiro momento, os valores morais são herdados. Ao nascermos, o mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos, de tal forma que aprendemos desde cedo as regras de comportamento. Variando conforme o tempo e o lugar, formas de relacionamentos, práticas e os trabalhos.

     A liberdade é a livre escolha que o indivíduo possui para pensar (expor as suas ideias) e agir (fazer). Neste sentido, o dever é encarado como uma obrigação do indivíduo, embora ele seja livre. A relação entre dever e liberdade se dá de forma conjunta, ou seja, os dois fazem parte do contexto democrático. O compromisso moral remete ao indivíduo que deve respeitar determinados princípios de moralidade e comportamento estabelecidos no meio onde vive, e que deve seguir esses preceitos pois está comprometida com a sociedade.

Ninguém nasce moral

Capítulo 14

Retrata sobre o desenvolvimento cognitivo, que toda as pessoas precisam ser educadas para a convivência. Entre o séculos XIX e XX, o psicólogo é também filosofo Jean Piaget elaborou a teoria conhecida como psicologia genética, segundo sua teoria o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação". Mas para Kohlberg, psicólogo estadunidense que modificou a teoria de Piaget seu mestre, diz que o pensamento lógico formal é a condição necessária para a vida moral plena, suas observações experimentações comprovam que a maturidade moral geralmente só pode ser alcançada pelo adulto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (352.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com