TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa Dissertativa Unidade 20 Karl Marx e Engels

Por:   •  17/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx nascido em Tréveris, Prússia, em 1818, foi um filósofo e sociólogo que passou grande parte da sua vida em Londres, na Inglaterra e desenvolveu teorias políticas que serviram como base para o socialismo científico, mais conhecido como Marxismo, além de ter contribuído para o estudo social e econômico da época.

Marx e Friedrich Engels, empresário industrial e teórico revolucionário prussiano, escreveram várias obras juntos, tais como o Manifesto do Partido Comunista, Ideologia Alemã” e Sagrada família, parceria considerada rica intelectualmente e que fundamentou a doutrina social, econômica e filosófica do Marxismo.

Para além disso, os dois em conjunto elaboraram um novo conceito de dialética, baseada na produção material da humanidade, denominado de Materialismo Histórico e Dialético, na qual transformou a análise social e científica da história da sociedade a uma visão nova e que passou a considerar a produção material humana e seus mecanismos de produção naquele momento histórico.

Marx e Engels ao analisaram como se comportava a sociedade naquela época, puderam observar que havia uma desigualdade social, dividida em burguesia (classe dominante) que possuía os meios de produção, e o proletariado (dominados) composta pela classe trabalhadora que era explorada pela burguesia, desta forma fundamentou-se o materialismos histórico dialético na luta de classes a partir de tal desigualdade e divisão.

Surge então o conceito de alienação e ideologia. No contexto da desigualdade social e dentro da teoria de Marx e Engels, alienação naquele contexto histórico seria retirar da classe trabalhadora a capacidade de reconhecer o valor do seu trabalho prestado aos detentores dos meios de produção, ou seja a burguesia.

A burguesia, justamente por ter o monopólio da produção naquele contexto histórico, aproveita-se de tal fato para manipular as ideias e prevalecer bem comuns que não oferecessem benefícios ao proletariado. Como por exemplo, jornada de trabalho exaustiva, salários pequenos e produtividade.

Esse conhecimento derivado da alienação, ou seja, essa forma particular de conhecimento e visão da realidade, conceitua-se ideologia. A ideologia para Marx, a ideologia seria a responsável por disfarçar e encobrir as desigualdades e divisões sociais, trazendo o pensamento de que todos somos iguais ao mesmo tempo que pessoas em específico são mais favorecidas.

Trazendo para o nosso contexto atual, ainda vivenciamos situações de desigualdades sociais, inclusive no âmbito da educação escolar. Um aluno de escola particular tem seus favorecimentos e privilégios quando se comparado a um aluno de escola pública, justamente por conta da ideologia fundamentada na meritocracia que se perpetua até os dias atuais. A ideologia corresponde à realidade quando nos falta equidade em lidar com as diferenças sociais, ou seja, todos precisam de atenção, mas não necessariamente dos mesmos atendimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com