TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa Dissertativa da Unidade

Por:   •  28/9/2021  •  Dissertação  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

ESAB – ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1º – SEMESTRE/2021

DISCIPLINA: Sociologia das Organizações

Atividade: Tarefa Dissertativa da Unidade 10

Em 21/09/2021

As Transformações com o advento da Revolução Industrial nos últimos 400 anos da história é perceptivo as mudanças em todas as áreas e setores da sociedade, pois o que antes era necessário um processo de produção manual, hoje é totalmente inviável o modelo de outrora. A sociedade como um todo vem passando por uma transformação da informação e tecnologia praticamente obrigatória, já que, as pessoas, organizações, setores e seguimentos que não aderem as novas formas de produção seja de bens ou serviços ficam empacados no crescimento, ou seja, não servem para competirem em uma sociedade revolucionária.

Podemos citar como exemplos os setores de telefonia, automobilístico, construção civil, informática, tecnologia da informação e etc., esses setores praticamente mudaram 100% sua forma de ofertarem seus produtos e serviços, já que, sua produção passam por uma exigente tecnologia sobre a qual não é possível produzir.

Objetivando aclarar o tema cito Giddens (2005), que assevera ser possível observar uma transformação em curso na forma de gestão das organizações, na qual os desafios da diversidade cultural demandam novas redefinições estratégicas, reformas produtivas e reestruturações administrativas nas organizações.

De acordo com Castro (2010), para que os grupos sociais e organizacionais aconteçam, é importante haver a coesão social, bem como a coerção social. Mas o que isso quer dizer? A coesão social depende da atração que o grupo exerce em função de duas características básicas: a) objetivos do grupo e b) as necessidades individuais de afiliação, reconhecimento e segurança, que podem ser obtidas por meio do grupo. Assim, quando ocorre o encontro das necessidades individuais dos membros do grupo com o objetivo mais amplo do grupo, encontrasse aí a coesão social.

Já a coerção, trata-se de uma força emanada do grupo, das instituições, das autoridades e das organizações como uma fonte de poder capaz de impor um comportamento. A coerção visa o controle das ações do grupo formado para determinado fim. Nas organizações, é muito comum ter sanções para punir comportamentos desviantes, e, nessa hora, a atuação do líder é muito importante para conjugar as diferenças sociais e conduzir o grupo na consecução dos objetivos organizacionais.

Contudo, inevitável foi o surgimento dos conflitos pós Revolução, os quais tiveram suas classificações, sendo necessário o gerenciamento dos conflitos organizacionais. Isso porque os conflitos decorrentes da tecnologia podem ter maior facilidade de resolução por meio da discussão racional dos pontos divergentes. Já os provocados pelo componente preceitos exigem até mudanças culturais para a sua solução, pois decorrem do dissenso quanto a crenças e valores interiorizados na família e sociedade e, por isso, obviamente difíceis de acomodação.

Finalmente, os induzidos por sentimentos são os mais dificultosos de resolução por serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com