TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoricos

Pesquisas Acadêmicas: Teoricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Filosofia

Nome do Teórico: Jean Willian Frits Piaget(1896-1980)

Época de atuação: O trabalho de Piaget se desenvolve numa época em que a Psicologia se dividia basicamente em três correntes: o behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. A ciência psicológica tinha como objeto de estudo um sujeito cindido em material e espiritual - e, consequentemente - uma comunidade científica dividida, quando ele realiza suas primeiras pesquisas em psicologia.

Perfil:

Contribuição de Piaget para a Educação:

Teoria da Complexidade

Piaget mostrou que as crianças não pensam, como adultos e constroem o próprio aprendizado .A grande contribuição de Piaget foi estudar o Raciocínio Lógico-matemático ,que é fundamental na escola.

O conhecimento se da por descobertas que a própria criança faz , um mecanismo que outros pensadores já haviam intuído , mas ele submeteu a comprovação pratica.

Para ele a educação e realizado por estágios

I. Sensório –Motor (0-2 anos)

II. Pré- Sensorial (2 a 7 anos)

III. Operatório – Concreto(7 anos)

IV. Operações Formais (12 anos em diante

Paulo Reglus Neves Freire

Período de Atuação: Brasil no período iniciado pela revolução de 1930 e terminado com o golpe militar de 1964.

Contribuição para a educação:

O modelo de educação proposto por Paulo Freire se diferencia da educação tradicional, pois abomina dentre outras coisas a dependência dominadora, que inclui dentre outras a relação de dominação do educador sobre o educando. Na ação educativa libertadora, existe uma relação de troca horizontal entre educador e educando exigindo-se nesta troca, atitude de transformação da realidade conhecida. É por isso, que a educação libertadora é acima de tudo uma educação conscientizadora, na medida em que além de conhecer a realidade, busca transformá-la, ou seja, tanto o educador quanto o educando aprofundam seus conhecimentos em torno do mesmo objeto cognoscível para poder intervir sobre ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com