TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texo Pipota Trabalho Filosofia

Monografias: Texo Pipota Trabalho Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas da questão 3

Texto sobre ética e moral

Quando se trata de ética e moral, podemos notar que a ética nos mostra, como devemos agir com relação ao outro: as convicções, respeito, religião, cultura etc.

Já a moral é o caminho que nos orienta para o bem ou para o mal, a consciência das coisas, leis, direitos e deveres.

O comportamento dos seres humanos é multifacetado; nós fazemos várias coisas e temos vários costumes e nem todas as coisas que fazemos pertencem ao domínio da ética, porque nem todas têm significado ético. É por isso que é impossível determinar à partida que comportamentos seriam os comportamentos morais, dos quais se ocuparia a reflexão ética, e que comportamentos não constituem tal coisa. Fazer a distinção entre ética e moral supõe que podemos determinar, sem qualquer reflexão ou conceitos éticos prévios, quais dos nossos comportamentos pertencem ao domínio da moral e quais terão de ficar de fora. Mas isso é impossível de fazer, pelo que a distinção é confusa e na prática indistinta.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Resposta: da questão 4

Concepção grega: Mesmo existindo outras formas de trabalho, a sociedade grega baseava-se no trabalho escravo, que originava-se através das guerras ou dividas. E uma da s principais atividades econômica era a agricultura. Naquela época, possuir terras tinha grande importância, pois quem as possuía era considerado cidadão, e podia participar da decisão do destino da cidade, ou até mesmo do estado. Os gregos utilizavam duas palavras para designar o trabalho, pontos, que era relacionado a penalidade e esforço e ergo, que era relacionado a criação.

Concepção medieval: é um grande período de construção e formulações de todo o cristianismo e tem em sua base dois pontos chaves para a nossa compreensão, primeiro as fontes da tradição bíblica e a tradição filosófica grega, base estruturante do que entendemos por cristianismo, sobretudo dos grandes filósofos e teólogos Agostinho e Tomás de Aquino. É justamente nesta estruturação do cristianismo em cima da bíblia e dos filósofos gregos que encontramos o fio condutor desta antropologia filosófica cristã.

No tempo medieval a preguiça era condenada e vista como pecado, já o esforço do trabalho, sacrifício do corpo era visto como salvação da alma.

Concepção moderna: Na idade moderna, já com a revolução industrial a forma de trabalho era dado em série, ou seja, produzir muito em pouco tempo. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com