TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The discovery - O conhecimento é útil, necessário, ético?

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

THE DISCOVERY

O conhecimento é útil, necessário, ético? Ou é o tipo de conhecimento que deve ser guardado?[1]

O filme “A Descoberta” relata sobre o caos gerado no mundo após comprovação científica da vida após a morte. A revelação gera uma onda de suicídios, pessoas que estão insatisfeitas com sua vida decidem dar um fim a ela, se jogando ao desconhecido. O filme nos leva a pensar sobre o que aconteceria se o mundo descobrisse da existência “científica” de algo após a morte.

O que acontece é que existe uma separação de fatos e valores, de ciência e ética. Como processo de conhecimento racional e objetivo, a ciência não é guiada por valores, ela apenas mostra como o mundo é a cada novo estudo. A ciência descreve, a ética prescreve; a ciência explica, a ética avalia. Isso não significa necessariamente que o conhecimento científico seja perigoso. O conhecimento, isoladamente, é bom. Já a o conhecimento tecnológico e contraditório que lidam com a existência e busca por razão humana, contrariamente, podem ser tanto uma solução quanto um problema. Há processos tecnológicos que vêm para o mau, como a fabricação de instrumentos de tortura, armas, etc. Mas é difícil dizer quais são as responsabilidades morais e éticas dos cientistas e estudiosos. Tendo em vista que os cientistas possuem conhecimento especializado sobre como é e como funciona o mundo, e isto nem sempre é acessível aos outros, é obrigação deles tornar públicas as implicações sociais de seu trabalho e suas aplicações tecnológicas. Porém, ciência e ética são coisas distintas, e possuir conhecimento não implica que estará isento de deveres éticos.

Acredito que o conhecimento deve ser acessível à todos. O fato de um determinado conhecimento causar situações adversas é de dever e responsabilidade de si próprio ponderar qual a implicação das “descobertas”. As pessoas não detém todo o conhecimento possível de ser apreendido. A todo momento, pessoas estão estudando e buscando formas de explicar um fato que ainda não tem explicação. Se, no século XVII, Galileu Galilei não houvesse contestado o geocentrismo, a sociedade continuaria sob um conhecimento errôneo e alienado por mais centenas de anos. É importante que todas as descobertas sejam expostas, por mais que choquem.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com