TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Dissertações: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

2- Disserte sobre Pitágoras e os Pitagóricos e sua arché de que os números constituem toda realidade.

Os Números. "O princípio das matemáticas é o princípio de todas as coisas."

Pitágoras de Samos encontrou a resposta para a arché nos números, na matemática. Observou a harmonia nos acordes musicais e notou correspondências aritméticas. Supôs então que tudo na natureza possui proporções que obedecem à matemática. As relações entre quantidades definiriam as propriedades da matéria.

3- O que é a Maiêutica Socrática, explique: Maiêutica, significa a arte de parturejar. Como sua mãe, que era parteira, Sócrates julgava ser destinado a não produzir um conhecimento, mas a parturejar as idéias provindas dos seus interlocutores, julgando de seu valor (a parteira grega era uma mulher que não podia procriar, era estéril, e por isso, dava a luz aos corpos de outra fonte, avaliando se eram belos ou não). Significa que ele, Sócrates, não tinha saber algum, apenas sabia perguntar mostrando as contradições de seus interlocutores, levando-os a produzirem um juízo segundo uma reflexão e não mais a tradição, os costumes, as opiniões alheias, etc. E quando o juízo era exprimido, cabia a Sócrates somente verificar se era um belo discurso ou se se tratava de uma ideia que deveria ser abortada (discurso falso, errôneo).

4 - Ao longo dos diálogos, Platão divergiu mais e mais de Sócrates em vários aspectos. E quanto à Politica?

5 - Ao contrário de Sócrates, Platão buscava a capacidade de ver, através de um processo de abstração individual a verdadeira natureza das coisas, seus sentidos eternos. De onde viriam as idéias?

Para Platão as idéias já vinham concebidas no ser antes dele nascer e que estariam nele “adormecidas” até o momento em que ele se relembraria das idéias pré-concebidas. Seria a essência captada pela Reminiscência, ou seja, pelas lembranças estabelecidas durante a gestação daquele ser. Para ele, a realidade transcendo os objetos e a essências das coisas está “fora” delas. A realidade é um mundo abstrato e está no mundo das idéias. Platão era um idealista.

6 - Quais as 4 causas de Aristóteles, explique.

Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos. Aquilo de que um ser é feito, a matéria do ser;

Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção. Princípio do movimento, aquilo que dá origem aos seres;

Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa. A forma, a essência, a característica que determina e classifica os seres;

Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor. A razão, o para quê algo foi feito, existe, etc.

7 - É comum se dizer que toda filosofia é uma continuação de Platão e Aristóteles e que desde então confrontá-los é a principal tarefa da Filosofia. Qual a principal diferença entre os dois filósofos?

PLATÃO

(IDEALISMO)

ARISTÓTELES

(REALISMO)

Privilegia a "Idéia Privilegia o "Concreto"

Realidade Mundo das Idéias Realidade = concreto, Mundo Físico

A forma (essência) está fora das coisas, está no mundo ideal A forma (essência) está nos objetos e constitui a sua essência

A forma (idéia) transcende os objetos, está fora A forma (idéia ) - Imanente, própria dos objetos , está neles

deles

Realidade = Universal Abstrato Realidade = Ser- Individual, Concreto

Idéia: está no Mundo Ideal = Essência captada pela Reminiscência Idéia está na mente do sujeito cognoscente - essência

Universal existe no Mundo Ideal e é uma Abstração Universal está na mente que capta mundo físico por Abstração

Realidade Lógica (Idéias) está no Mundo Ideal Realidade Lógica (Idéias) esta na mente do homem

Realidade Ontológica (Ser - Verdadeiro) está também no

Mundo Ideal Realidade Ontológica (Ser- Verdadeiro) está no mundo físico na realidade concreta

IDEALISMO

Corrente filosófica que considera a realidade redutível á idéia, ao pensamento, isto é, que considera a idéia ou o pensamento como fonte original, como essência da realidade. Idealismo é a teoria ou posição que afirma que o conhecimento é produzido pela razão ou vem dela, que o conhecimento produzido pêlos sentidos é incerto, incompleto. É uma tentativa de apreender a realidade apenas pelo pensamento. Os idealistas afirmam que a verdade das coisas é mais mental do que física ou material, ou seja, as coisas são manifestações de uma realidade incorpórea: a Idéia, Deus, o Espírito.

MODELO IDEALISTA DE VERDADE:

"Verdade é a adequação do objeto ao intelecto. O objeto deve corresponder à idéia que dele fazemos."

A verdade das coisas está na mente do sujeito que cria o objeto. REALISMO

Corrente filosófica que defende a tese de que a verdadeira realidade são as coisas, isto é, as coisas existem em si e pôr si mesmas, independente das construções mentais e da idéia que delas fazemos. O conhecimento verdadeiro corresponde ao mundo tal como ele é e o que nós percebemos são características próprias das coisas .

Segundo esta teoria o sujeito se apropria do objeto, isto é uma idéia é verdadeira quando corresponde às características do mundo que descreve.

MODELO REALISTA DE VERDADE:

"A verdade é a adequação (ou correspondência) do intelecto ao objeto real."

A verdade das coisas está nelas mesmas, o sujeito só a apreende.

8 - Quais as principais escolas filosóficas que surgiram no período Helenístico. O que todas elas tinham em comum?

Estóicos / Epicuristas / Céticos / Cínios – todas essas escolas buscavam a tranquilidade da alma, sendo essa tranquilidade a sabedoria propriamente dita.

As escolas helenísticas têm em comum a atividade filosófica, como amor e investigação da sabedoria, sendo esta um modo de vida. Elas não se diferenciavam muito na escolha da forma de sabedoria. Todas elas definiam a sabedoria como um estado de perfeita tranquilidade da alma. Nesse sentido, a filosofia é uma terapêutica dos cuidados, das angústias e da miséria humana, miséria resultante das convenções e obrigações sociais.

9 - Porque se usa o Termo RENASCIMENTO para explicar a passagem do mundo fechado ao universo aberto?

Usa-se o tema renascimento para explicar a passagem do “mundo fechado” para o “mundo aberto”, deixando o rígido sistema geocêntrico aristotélico pela idéia de um universo aberto e plural, num âmbito científico. Assim abriram-se várias possibilidades para o conhecimento e experimentação, alcançando seu ponto máximo com Isaac Newton.

10 - Porque pode se dizer que Sto. Agostinho foi instaurador da questão da individualidade?

Porque ele foi o primeiro pensador dessa questão, dizendo que o indivíduo tem uma natureza individual quando tem atitudes maléficas diante da sociedade em que vive. Mas sua natureza social é viver em conjunto para se viver e se reproduzir.

11 - Sobre DESCARTES, e a DÚVIDA METÓDICA, porque teria instaurado a subjetividade?

Para Descartes a dúvida metódica era um instrumento de reflexão e análise dos acontecimentos em sua volta. Era a forma de se ver livre de pré-conceitos e colocá-los todos em dúvida, para mais tarde, após uma reflexão em todos os aspectos – imaginações, sentimentos, crenças e sonhos, isso tudo pra ele fazia parte do pensamento. A única afirmação que ele tinha era que ele existia, pois se pensasse (nesse âmbito de sentir, imaginar), ele estaria vivo. Pois dizia: “Penso, logo existo”.

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »