TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Exames: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

Introdução ..................................................... 01

Desenvolvimento........................................... 02

Conclusão....................................................... 03

Anexos............................................................04

Bibliografia.....................................................05

Introdução

Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia. A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.

• Qual a importância da Filosofia no Mundo de hoje?

A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística.

• Definição da Filosofia no Mundo Atual?

A Filosofia é a visão de um acontecimento, independente de pontos de vista da sociedade, e tecer a análise livre de sentimentalismos, optando por ser fiel ao ocorrido e definir a melhor opção.

Serve para fazer o balanço de nossas atitudes, e escolhermos o melhor caminho em resolvê-las, mesmo que nem sempre é o que mais nos agrada.

Desenvolvimento

A palavra filosofia vem do grego "filos" (amor ou amigo) e "Sofia" (conhecimento, sabedoria, verdade), e é geralmente traduzida como "amigo da sabedoria" ou "amor ao conhecimento". Ela nasceu na Grécia Antiga no século 6 A.C., como um meio de buscar conhecimentos diferentes daqueles apresentados pela mitologia, num tempo onde a religião explicava desde os fenômenos da natureza até os fatos do cotidiano. "O mundo era interpretado pela mitologia, por isso existiam deuses para tudo. A resposta para as coisas eram sempre 'porque deus quis'. Chegou um momento, no entanto, em que o mito não dava mais conta de explicar tantas novidades", diz o professor Marcelo Bueno, coordenador do curso de Graduação em Filosofia do Centro de Ciências e Humanidades da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele explica que a grande procura dos primeiros filósofos era a busca da verdade de modo racional.

Antes do aparecimento da ciência como a temos hoje, a filosofia foi a única forma de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com