TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Monografias: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 3

1) É uma capacidade de julgar, ou melhor, é uma análise feita com pouca ou muita profundidade.

2) Atitude costumeira são os princípios básicos de educação que vem da criação. Atitude filosófica seria tudo aquilo que o ser humano não aprova e adota outras maneiras para confundir o seu semelhante.

3) Significa que nos momentos de crise há mais reflexões entre as pessoas e os fatos que ocorrem com todos.

4) Porque muitas pessoas acham que filosofia é somente pensar, estudar sobre filósofos, e não percebem que a filosofia é um caminho para conhecermos a nós mesmos e a sociedade onde vivemos.

5) “O que é?” “Porque é?” E “Como é?”.

6) Reflexão filosófica é refletir sobre determinado assunto analisando os seus diversos pontos de vista e as provas para provar que aquilo é real.

7) Questionamento ou deslocamento → observar uma mudança drástica na sua vida ou no meio a qual vive.

Questionamento ou indagação → depois do questionamento, começamos nos questionar o porquê dessa mudança.

Resposta filosófica → encontrar uma resposta coerente e clara, a partir do questionamento.

8) A atitude filosófica inicia-se indagando “O que é?”, “Como é?”, “Por que é?”, dirigindo-se ao mundo exterior ao pensamento. Em contrapartida, a reflexão filosófica indaga o “Por quê?”, “O quê?”, e “Para quê?” dirigindo-se ao próprio pensamento do homem.

9) Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.

10) 1)Filosofia como visão de mundo: conjunto de valores, ideias e práticas adotada por uma sociedade; 2) Filosofia como sabedoria de vida: Conduzir-nos a uma vida justa e feliz e ensinar-nos através da contemplação do mundo. 3) Filosofia como esforço para dar sentido ao universo: Provar que o universo é dotado de sentido racional através do conhecimento de toda a realidade.

11) Como fundamentação teórica e crítica, a Filosofia ocupa-se com os princípios, as causas e condições do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro, investigando e interpretando o significado das ideias gerais.

12) A atividade filosófica é uma análise (das condições e princípios do saber e da ação) uma reflexão (volta do pensamento sobre si mesmo pare conhecer-se como capacidade para o conhecimento, a linguagem, o sentimento e a ação) e uma crítica (avaliação racional entre a verdade e a ilusão).

13) Para Immanuel Kant as indagações fundamentais seriam: 1) Que podemos saber? (sobre o conhecimento); 2) Que podemos fazer? (sobre a ação e expressão); 3) Que podemos esperar? (sobre os fundamentos da religião)

14) Já que não há expectativa alguma de que a filosofia contribua diretamente para a produção de riqueza material, a filosofia existe como uma fonte de realização e felicidade para aqueles que buscam a verdade e a contemplação da realidade.

15) Quer dizer "amor à sabedoria"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com