TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Trabalho Universitário: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  229 Visualizações

TRabalho de filosofia eu sou amigo do boso e tambem e e UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO HS-251 - Sociologia I

2º semestre de 1974

A FAMÍLIA BRASILEIRA

Antonio Candido de Mello e Souza

in T. Lynn Smith e Alexander Marchant (eds.), Brasil Portrait of Half a continent, N.Y., The Dryden Press, 1951. pp. 291-311.

O estudo sociológico da família brasileira em sua perspectiva histórica precisa ter como base o estudo das mudanças da estrutura familiar, mudanças estas que são produzida pela significação provocada pela redução de suas funções. Mudanças nas funções econômicas, nos modos de participação cultural, e nos tipos de dominação e subordinação causam mudanças correspondentes nas relações totais do grupo familiar e emergem novas formas de solidariedade. Concomitantemente às mudanças na estrutura ocorrem mudanças no sistema de valores e na definição de uma nova situação moral. Assim o problema precisa ser encarado de um tríplice ponto de vista, nos aspectos estruturais, funcional e moral.

A ênfase dada à família patriarcal dos séculos passados justifica-se pelo fato de que ela foi a base sobre a qual se desenvolvem a moderna família conjugal, cujos traços só podem ser entendidos se examinarmos sua origem. Embora este capítulo pretenda der uma visão geral do problema, o autor deve esclarecer de início que sua própria experiência também os exemplos dados referem-se principalmente as partes centro e sul do país, principalmente a área de histórica influência paulista. Entretanto, esta região inclui aproximadamente metade da população brasileira e é a área onde as

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com