TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Exames: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO DO CAPÍTULO 3 – A ORIGEM DA FILOSOFIA

A PALAVRA FILOSOFIA

Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.

A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.

O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS

Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore, de um cão nasce outro cão, de uma mulher nasce uma criança? Por que os diferentes também parecem fazer surgir os diferentes: o dia parece fazer nascer a noite, o inverno parece fazer surgir a primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, um objeto claro escurece com o passar do tempo?

Por que tudo muda? A criança se torna adulta, amadurece, envelhece e desaparece. A paisagem, cheia de flores na primavera, vai perdendo o verde e as cores no outono, até ressecar-se e retorcer-se no inverno. Por que um dia luminoso e ensolarado, de céu azul e brisa suave, repentinamente, se torna sombrio, coberto de nuvens, varrido por ventos furiosos, tomado pela tempestade, pelos raios e trovões?

Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? Por que o alimento que antes me agradava, agora, que estou doente, me causa repugnância? Por que o som da música que antes me embalava, agora, que estou doente, parece um ruído insuportável?

Por que o que parecia uno se multiplica em tantos outros? De uma só árvore, quantas flores e quantos frutos nascem! De uma só gata, quantos gatinhos nascem!

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

Os historiadores da filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do século VII e inicio do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.

Alem de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a filosofia também possui um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas outras, cosmos que significa mundo ordenado e organizado; e logia que vem da palavra logos, que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, a filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza, donde cosmologia.

MITO E FILOSOFIA

1º) MITO: fixa a narrativa no passado;

FILOSOFIA: se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro;

2º) MITO: narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas (Urano, Ponto e Gaia);

FILOSOFIA: explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais (céu, mar e terra).

3º) MITO: não se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível; a autoridade é posta na confiança religiosa no narrador;

FILOSOFIA: não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis; exige explicação coerente, lógica e racional; autoridade: vem da razão, que é a mesma em todos os seres humanos, e não da pessoa do filósofo.

O MITO HOJE

* - As manifestações míticas hoje são formas de encarnações dos desejos inconscientes humanos. * - São criados mitos para responder a esses desejos, os quais a razão não pode preencher adequadamente.

* - Também, podem-se encontrar manifestações que são heranças do passado mítico da humanidade.

Exemplos de manifestações míticas:

1ª) Aquelas que são inventadas pelos desejos inconscientes que existem em todos. Ex: a vontade inconsciente de que o bem vença o mal.

2ª) Aquelas que são encarnações do nosso desejo de segurança. Ex: os heróis nas histórias em quadrinhos são gerados pela nossa vontade de proteção ideal e imaginária.

3ª) Aquelas personagens que são encarnações de tudo aquilo que gostaríamos de ser. Os meios de comunicação mexem com esse imaginário das pessoas, apresentando artistas e esportistas como sendo fortes, saudáveis, com uma profissão de sucesso, ricos.

4ª) Aquelas que foram herdadas por nós pelos primitivos, como é o caso dos rituais de passagem: festas de formatura, de ano novo, os bailes de 15 anos (apresentam, em quase tudo, semelhanças com os rituais primitivos de passagem).

COSMOLOGIA E TEOGONIA

Os mitos narram à origem das coisas (origem do fogo, do vento, da água, das plantas, dos animais do homem, etc.), por meio de eventos sobrenaturais. Podem retratar combates, uniões e matrimônios entre seres fabulosos, que tem o domínio das forças da natureza e governam o mundo e o destino de tudo que a nele. Os mitos sobre a origem do mundo são denominados como Cosmogonia e Teogonia.

O termo gonia vem do grego e quer dizer nascimento, geração ou descendência. Cosmos quer dizer ordem, organização, beleza ou harmonia. Sendo assim a Cosmogonia é uma narrativa que relata o nascimento e a evolução do mundo a partir de forças geradoras. Teogonia também vem do grego, em que Theos significa deus ou deuses. Sendo assim a Teogonia é a narração da origem dos deuses a partir das forças geradoras.

CONDIÇÕES HISTÓRICAS PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA

Eis os principais fatores que contribuíram para o seu aparecimento:

- As viagens marítimas, pois o impulso expansionista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com