TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia Da Educação

Casos: Trabalho De Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  256 Visualizações

Um dos grandes desafios para as universidades está na formação de educadores que vão trabalhar no ensino formal e que contribuirão para a formação dos nossos jovens.

Vivemos em constante evolução e transformações, por isso é preciso se preocupar com o método de ensino nessa fase de evolução tecnológica.

Segundo Freire a formação permanente dos professores, no momento fundamental é da reflexão crítica sobre a prática, mas para os professores não é fácil teorizar sua pratica e formalizar seus saberes.

A qualidade da formação dos docentes, segundo Guerra(2003 p. 25) pode estar relacionada com a concepção de ensino. “ Para isso surge como necessidade assegurar as competências intelectuais, técnica pedagógica e política na formação dos professores”.

Podemos destacar três aspectos importantes na formação do professor: A qualificação; busca-se garantir a competência do professor por meio do domínio do conteúdo da área escolhida. A formação pedagógica; não basta ser bem informado, é fundamental selecionar o conteúdo a partir dos objetivos concebidos de antemão, visando garantir a eficácia da ação. O terceiro aspecto é a formação ética e política; o professor não só quer mudar o comportamento do aluno, como também educa pra um mundo melhor que está para ser construído.

Referências: VASCONCELOS, M. L. M.C O profissional liberal na docência de 3 º grau. GUERRA,C.T. O ensino de psicologia na formação inicial de professores; constituição de conhecimentos sobre aprendizagem e desenvolvimento por estudantes de licenciatura.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com