TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia. Sócrates E Platão!

Exames: Trabalho De Filosofia. Sócrates E Platão!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 9

Página 39

1) Qual o sentido e a importância da contribuição dos filósofos pré-socráticos para a formação e o desenvolvimento da tradição filosófica?

Resposta: Pré- socráticos, são filósofos que buscavam através dos elementos da natureza explicações para a origem de tudo. Pré-socráticos porque vieram antes de Sócrates, também são conhecidos como naturalistas da Physis, ou seja, filósofos da natureza. Eles foram os iniciadores da Filosofia e também os criadores da ciência ocidental, foram os grandes sábios da Grécia antiga. Com eles, a humanidade começou a refletir sobre as causas naturais do universo e sobre a origem a vida humana. Os principais pré-socráticos e suas teorias a cerca da origem de tudo a seguir:

Tales de Mileto: Acreditava que o princípio de todas as coisas se dava através da água.

Anaximandro de Mileto: Discípulo de Tales de Mileto, viveu por volta de (610 - 547 a.C.) foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo. Foi o primeiro filósofo a criar o tratado do Ocidente, e do primeiro escrito grego em prosa. Para ele o principio é o infinito.

Anaxímenes de Mileto: Foi o terceiro filósofo de Mileto, nasceu e viveu por volta de (588-524 a.C.) e fez importantes contribuições à filosofia. Discípulo de Anaximandro, considerou que o principio se dava através do ar.

Herácllito de Éfeso: Ele trouxe a idéia do Devir, onde para ele tudo flui, nada persiste.

Parmenides: Fundador da escola Eleática, foi na sua escola que nasceu a ideia de ontologia, ele foi o fundador da escola eleática, destinada a ter uma grande influência no pensamento grego. Ele foi um pensador radical no âmbito da Physis, pois se preocupou com a essência do ser para explicar o princípio de tudo e, revolucionou sua época.

Pitágoras: Nasceu por volta de (570 a.C. e 571 a.C.), recebeu instrução matemática e filosófica de Tales e de seus discípulos. Foi ele quem concebeu os números como princípio das coisas. Para ele o princípio de todas as coisas se dava através dos números.

Zenão de Eléia: Discipulo de Parmenides, defendeu de modo apaixonado a filosia de seu mestre, seu método consistia na elaboração de paradoxos. Acredita-se que Zenão tinha criado cerca de quarenta destes todos contra a multiplicidade, a divisibilidade e o movimento que nada mais são que ilusões, segundo a escola eleática.

Demócrito de Abdera: Entendia que todos os fenômenos e tudo que existia poderiam ser explicados pelas suas idéias sobre átomos e vazio.

2) Como se caracteriza a distinção entre a escola jônica e as escolas italianas?

Resposta: A escola jônica provém de Anaximandro de Mileto, e a escola italiana de Pitágoras.

A escola jônica procurava encontrar um princípio primordial para o universo nos elementos físicos (naturais): A água -Tales de Mileto, o indefinido -Anaximandro, o ar -Anaxímenes.

Para estes filósofos tudo o que existe resulta de processos de mutação originados nestes elementos físicos. Mais tarde viria Heraclito de Éfeso dizer que o elemento primordial era o fogo.

Quanto à escola itálica, está a referir-se aos pitagóricos.

Os pitagóricos explicavam a realidade através dos números. Este era simultaneamente o elemento primordial e o elemento essencial do universo. Tudo é número. Os números tinham propriedades metafísicas e qualidades mágicas. Os números correspondiam à estrutura da música e o mundo regia-se por uma harmonia musical, haveria uma música presente que os homens já não houviam porque já se tinham habituado à sua presença. Pode-se dizer também que eles foram grandes matemáticos e que o seu líder foi Pitágoras.

Página 49

6) Qual a contribuição dada pelos sofistas ao desenvolvimento do pensamento e da cultura gregos?

Resposta: Os sofistas foram os primeiros que se preocuparam com o indivíduo (visão não mais cosmológica, mas antropológica). É de Protágoras a frase: "O homem é a medida de todas as coisas". Ensinavam as pessoas a se defenderem através da arte da argumentação (que poderia ser justo ou injusto). Sendo assim foram os primeiros "advogados" (buscam ajustar a argumentação a fim de ganhar a causa). Ensinavam todas as matérias para o povo (são tidos como os primeiros "educadores"). Permitiam aos alunos falar sobre si (desta forma, podemos dizer que foram os primeiros "psicólogos"). Uma das críticas que Sácrates fazia aos sofistas, é que estes cobravam pelos ensinamentos, enquanto os outros filósofos faziam tudo de graça, mas aceitando doações. Uma outra contribuição dos sofistas, é ter levado a cultura grega a outros locais.

7) Como podemos situar Sócrates nesse mesmo contexto do séc:Va.C. em oposição aos sofistas?

Resposta: Para Sócrates o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer daquilo que diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento. Os sofistas não ensinavam o caminho para o conhecimento,para a verdade única, mas para a obtenção de uma verdade em que todos aceitam e fazia com que todos acreditassem. Já o método socrático, a discussão parte da necessidade de se entender algo melhor e a possibilidade de aperfeiçoa-lo através da reflexão, na tentativa de se encontrar uma definição, ou seja, partindo de um entendimento já existente, ir além dele em busca de algo mais perfeito e completo.

8) Qual o sentido do método de análise conceitual socrático?

Resposta: Usa um guia sistemático de questionamento que segue o raciocínio indutivo na sessão. Questionamento sistemático conduzindo a descoberta.

Objetivos esperados com esse método: cultivar habilidades conceituais abstratas; minimizar crenças preconcebidas; alterar informações ou ideias; identificar lacunas do cliente;ajuda o cliente a relacionar fatos, generalizações, definições, valores e habilidades; mudar o pensamento para uma forma paralela; dissolver os problemas e quebrar em partes menores; aprender e seguir os princípios da lógica dedutiva; promove objetividade e pensamentos lógicos; ajuda a encorajar o cliente a resolver problemas através do uso de pensamento criativo; pode ajudar o cliente a clarear e integrar seus pensamentos e sentimentos.

Método socrático, três elementos primários: Questionamento sistemático (formato, conteúdo, processo de questionamento),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com