TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre filosofo Max Horkheimer

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 12

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Escola politecnica

CURSO DE engenharia civil

Flavio luis, felipe PASTRE, AGUSUTO e mathias rojas

conceito de razao para max horkheimer

curitiba

2017


Flavio luis, felipe PASTRE, AGUSUTO e mathias rojas

conceito de razao para max horkheimer

Trabalho de dissertação apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial á obtenção de nota para a disciplina de Filosofia.

Orientador: Prof. Dr. Mauro Pelissari

curitiba

2017

resumo

A presente dissertação trata sobre o tema “Conceito de razão em Horkheimer”, o qual esta baseado na sua obra “Eclipse da Razao”. Busca-se mostrar as diferentes dimensões que compuseram o conceito de razão, mas que se transformaram ao longo da história, ocasionando o predomínio de uma forma de racionalidade com o caráter instrumental a qual se relaciona á faculdade de calcular, e coordenar os meios com um fim. Ele faz essa crítica devido a manipulação que a sociedade e os indivíduos sofrem, porque todo individuo que se adapta para satisfazer as suas nescessidades de sobrevivência recorre a tal razão, onde hoje as empresas estão procupadas unicamente no lucro, tronando o homem desta forma um instrumento para chegar no objetivo. Horheimer critica as grandes empresas, pela forma de como elas conseguem tal controle, elas realizam esse processoso através de atividades cientificas e indústriais. Por isso esta a necessidade de pesquisar de como realmente as relações da sociedade funcionam.

        

Palavras-chave: Razão. Critíca. Manipulaçāo.


resumen

La presente disertación trata sobre el tema "Concepto de razón en Horkheimer", el cual esta basado en su obra "Eclipse de la Razao". Se busca mostrar las diferentes dimensiones que compusieron el concepto de razón, pero que se transformaron a lo largo de la historia, ocasionando el predominio de una forma de racionalidad con el carácter instrumental a que se relaciona a la facultad de calcular, y coordinar los medios con un medio El fin. Ello hace esta crítica debido a la manipulación que la sociedad y los individuos sufren, porque todo individuo que se adapta para satisfacer sus necesidades de supervivencia recurre a tal razón, donde hoy las empresas están procupadas únicamente en el lucro, tronando al hombre de esta forma un instrumento Para llegar al objetivo. Horheimer critica a las grandes empresas, por la forma en que ellas logran tal control, ellas realizan ese proceso a través de actividades científicas e industriales. Por eso esta es la necesidad de investigar de cómo realmente las relaciones de la sociedad funcionan.

Palavras Claves: Razon. Critica. Manipulacion.


  1. Sumário

1        Introdução        6

1.1        Problematização        7

2        conceito de razao em “eclipse da razão”        7

2.1        razao objetiva        8

2.2        Razão Subjetiva        10

2.3        relacao entre Razao objetiva e subjetiva        11

3        Considerações Finais        13

Referências        14


  1. Introdução

Este trabalho de dissertação tem como objetivo apresentar o conceito de razão de Max Horkheimer no livro “Eclipse da Razão”    publicado no ano   de 1946. Este livro está ligado    ao desenvolvimento de palestras    públicas que foram dadas na universidade de Columbia com a coloabroção de dois    filósofos sendo eles Theodor Adorno e Leo Lowental, os quais eram   membros do instituto    de pesquisa social dirigido pelo próprio Horkheimer. As palestras focavam em um pessimismo gerado pelos fatos da II guerra mundial, é dos    estados totalitários na Europa e o capitalismo práticado pelos estados unidos o qual    Horkheimer era     totalmente contra. Na obra ele tomou como ponto de partida a diferença entre razão subjetiva e razão objetiva, sendo que a primeira se relaciona á faculdade de calcular probabilidades, de coordenar os meios com um fim, enquanto a segunda remete ao problema do destino humano, á organização da sociedade e á maneira de realização. O autor investiga sobre as intensas mudanças, com o predomínio da técnica, e da racionalização sobre a natureza humana. Este livro esta dividido em 5 capitulos sendo os seguintes:

  1. Meios e Fins
  2. Panaceias em conflito
  3. A revolta da natureza
  4. Ascenção e declino do individuo
  5. Sobre o conceito da filosofia

  1. Problematização

O presente trabalho tem como objetivo discutir o “Conceito de razão em Horkheimer”, na sua obra “Eclipse da Razao”. A partir de sua obra podem se identificar as diferenças fundamentais entre a razão subjetiva e a razão objetiva, e a crítica operada pela razão é nesse sentido a ferramenta principal para a construção do diagnóstico sobre o mundo contemporâneo e as situações em que o capitalismo e a econômia, realizam a dominação das sociedades.

  1.  conceito de razao em “eclipse da razão”

          Na Obra, Horkheimer diferência dois sentidos do termo razão sendo eles os seguintes:

  1. Razão objetiva: E a razão que esta ligada a realidade de acontecimentos do dia a dia, ela se baseia em estudos, pesquisas e analises para obter um resultado conclusivo. E entendida como a dimensão capaz de definir as ações, essa ideia afirmava a existência da razão não só como força da mente de cada ser humano, mas também como as relações entre eles e entre as classes sociais.

  1. Razão subjetiva: E a razão a qual designa a calssificaçãao, inferência e dedeucao das ações. Ela esta ligada aos valores que formam o ser humano o qual e influenciado por seus valore, virtudes e defeitos;
  1. razao objetiva

     O conceito de razão objetiva relaciona-se, à determinação dos fins onde as ações se orientam. Na antiga Grecia, a razão objetiva apontava para o conceito que orientaria os homens na busca por uma vida feliz, deste modo a Grécia seria um modelo de uma sociedade organizada. Horkheimer faz referência à filosofia grega por duas razões:

  1. Porque ela é um modelo essencialmente racionalista,
  2. Pelo fato de que suas questões metafísicas estão relacionadas aos problemas éticos e políticos.

Assim, o modelo grego serviria como paradigma de uma sociedade que se organiza a partir de fins definidos por uma razão objetiva.

Para Horkheimer, quando se concebeu a ideia de razão, o que se pretendia alcançar era pensava-se nela como o instrumento para compreender os fins, para determiná-los. Tal era a razão objetiva, portadora da capacidade de definir os fins aos quais as ações visavam. Ela aparece como estrutura da sociedade, ou seja, como a razão que se concretiza na prática e no modo como compreendem a finalidade de sua existência e de suas ações. No entanto há, outro nível em que a razão objetiva pode ser compreendida segundo Horkheimer: Por um lado, o termo razão objetiva indica como a essência e uma estrutura inerente à realidade que exige um modo específico de comportamento em cada caso, seja uma atitude prática ou teórica. Por outro lado, o termo razão objetiva pode também designar o próprio esforço e capacidade de refletir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com