TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA INTRODUÇÃO A QUESTÃO DO MAL NO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO

Por:   •  31/10/2022  •  Artigo  •  3.914 Palavras (16 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 16

UMA INTRODUÇÃO A QUESTÃO DO MAL NO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO

Alan Eric de Sousa[1]

Resumo: Buscaremos no presente trabalho estabelecer algumas breves considerações introdutórias sobre o pensamento de Santo Agostinho, no que se refere a questão do mal. Assunto de extrema importância para a formação pessoal de Agostinho, e ainda, evidentemente, para o itinerário filosófico/teológico adotado pela Águia de África. Além disso, sua resposta à questão da existência do mal no mundo foi de fundamental importância para o cristianismo posterior. O bispo de Hipona transitou pelas mais diversas correntes filosóficas e religiosas, principalmente, o neoplatonismo e o maniqueísmo, porém, as respostas que estas ofereciam à problemática do mal não foram suficientes para a mente inquieta do hiponense. Desta forma, o principal problema investigado nesta dissertação é o fio condutor do pensamento agostiniano sobre a dificuldade em conceber a natureza do mal e a sua origem.

Palavras-chave: Mal. Filosofia. Cristianismo.

1 INTRODUÇÃO

Discorrer sobre o conceito do mal no pensamento agostiniano é sempre uma tarefa complexa, uma vez que o grande Doutor da Igreja não sistematizou as suas ideias. Elas estão costuradas no grande todo coerente que compõe o campo intelectual agostiniano.

Mesmo antes de sua conversão, Agostinho já se inquietava com o fato de o homem pecar. Encontrando inicialmente no Maniqueísmo, seita fundada por Mani e que, reunindo elemos do zoroastrismo e do cristianismo, oferecia uma via racional de acesso à verdade e uma metafísica de cunho fortemente materialista, um breve deleite para suas questões.

Para evidenciarmos essa profunda inquietação, podemos ressaltar uma significativa passagem das Confissões, onde Agostinho menciona a questão que o acompanhou durante a vida: “Qual a sua origem, se Deus, que é bom, fez todas as coisas? Sendo o supremo e sumo Bem, criou bens menores do que Ele; mas, enfim, o Criador e as criaturas, todos são bons. Donde, pois, vem o mal?”[2].

O mal, portanto, apresentava-se para a Águia de África como um paradoxo. Visto que buscava uma explicação para a origem do mal criado e governado por um Deus sumamente bom e onipotente. Vendo assim, o mal como uma realidade tão poderosa, como explica-lo? Qual será sua origem? Quem é seu autor?

As peças não se encaixavam e no primeiro momento de sua vida intelectual, tendo se enveredado pelos caminhos de Mani, Pelágio, Plotino, Cícero não encontrava respostas satisfatórias e completas para suas inquietudes.

Até encontrar em Milão a figura do grande Ambrósio que abriu para ele não só as portas da Igreja através do Batismo, mas o introduziu de uma vez por todas no oceano abissal da Verdade que ele tanto buscava e continuará a buscar em seu itinerário.

A conversão agostiniana à fé cristã foi decisiva e serviu como alicerce para o bispo de Hipona responder satisfatoriamente ao problema referente ao mal. É pela crença num Deus sumamente bom, que criou todas as coisas a partir do nada, que Agostinho supera a teoria dos maniqueus.

O mal torna-se assim, para Agostinho, uma espécie de “desarmonia”, pois tudo que é criado pelo Pai busca harmonizar-se com Ele. Em uma das passagens das Confissões ele afirma: “Em absoluto, o mal não existe nem para Vós, nem para as vossas criaturas. (...), mas porque, em algumas partes, certos elementos não se harmonizam com os outros, são considerados maus”[3].

Nosso trabalho, dividido em duas partes, pretende apresentar o percurso de Agostinho em suas buscas inquietas na primeira parte e na segunda apresentar as concepções intelectuais agostinianas originais, após sua conversão.

2 UM CORAÇÃO INQUIETO EM BUSCA DE RESPOSTAS AO PROBLEMA DO MAL

O coração inquieto da Águia de Hipona fez com que este, desde sua juventude, buscasse a paz da verdade. Percorreu diversas seitas e correntes de pensamento para deleitar-se. Porém, sem muito êxito. Numa dessas, pretendemos nos deparar nesta primeira parte, para entendermos a inquietação agostiniana com relação a questão do mal e seus desdobramentos filosóficos e teológicos.

A controvérsia antimaniqueia impulsionou o hiponense Agostinho a elaborar uma estrutura de pensamento que apresentasse a incoerência dos maniqueus a respeito do problema ontológico do mal tão propagada por eles. Por isto, não há outra forma de começar a apresentar a questão do mal, sem perpassar pelo pensamento de Mani e seus prosélitos.

O maniqueísmo teve grande influência no pensamento de Santo Agostinho. Com seu olhar investigador, “assim que chegou à adolescência, sentiu o problema do mal, e, aos dezenove anos, foi buscar a solução junto aos maniqueus”[4]. Como ele mesmo nos diz: “Não conhecia eu outra realidade – a verdadeira – e me sentia como que movido por um aguilhão a concordar com a opinião daqueles insensatos [maniqueus] impostores quando me perguntavam de onde procedia o mal”[5].

A religião Maniqueísta é originária do século III, fundada por Mani, pensador babilônico. “Eran una secta pequeña y de reputación siniestra; eran, además, ilegal y más tarde sus miembros habían de ser cruelmente perseguidos”[6]. Julgavam-se portadores de uma solução única e radical para os problemas religiosos da época e conseguiram se infiltrar na Igreja Cristã.

Os maniqueus “se propuseram como tantas outras religiões a elaborar respostas para diversas questões, como: Deus, sumo Bem, pode ser causa do mal? Ou: Haverá outro princípio que seja semelhante a Deus que possa originar o mal? Etc.”[7] 

Sobre estas preocupações maniqueias em responder a esses questionamentos, vemos Agostinho relatar numa passagem das Confissões afirmando que “estava em Roma a frequentar os chamados santos enganados e enganadores” e conservava ainda a ideia “de que não éramos nós que pecávamos, mas alguma outra natureza estabelecida em nós”.[8]

O pensamento maniqueísta oferece certa “desculpabilidade” para Deus quanto ao problema do mal: sendo Deus amor, não poderia ter criado o mal. Logo, este também é eterno. Obviamente a resposta de uma substância eterna coexistente com Deus ainda não é suficientemente satisfatória para eliminar todo o problema do mal. Todavia, sabemos que Agostinho não era totalmente complacente aos pensamentos maniqueístas e já os questionava, embora que ainda estivesse com eles, por não encontrar nenhuma outra doutrina satisfatória naquele período de buscas inquietas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com