TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Passeio Pela Antiguidade (em andamento)

Por:   •  2/3/2019  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

a)- Para a abordagem da obra quais são os principais objetivos que propõe-se DROIT (Introdução geral);

b) Em relação aos blocos temáticos: brevemente o que o autor pretende destacar (na introdução particular de cada um); em modo de tópicos ressaltar as afirmações centrais de cada personagem;

estabelecer uma breve reflexão conclusiva entre alguns dos tópicos apresentados,

o tema do bloco e

algumas questões de nosso tempo

(na hora de redigir o trabalho os itens “a” e “b” se farão separadamente, ou seja, esses itens se aplicarão por separado a cada bloco temático); 

PENSAR

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Roger Pol Droit, geralmente temos a sensação de que pensar é uma atividade á parte realizada no cotidiano sem muitas conseqüências sobre nossos fatos e gestos, mas isso é uma separação ilusória.

Diferentemente de hoje, no horizonte antigo não havia essa distinção entre viver e pensar. A razão era embasada em coisas vistas,  situações vividas e gestos, e a reflexão uma experiência de vida ao qual por mais difícil que seja esse trabalho visa a modificação efetiva da existência.

No mundo dos antigos a verdade não é buscada pela satisfação do desejo do saber mas sim a teoria tem como perspectiva  suas conseqüências sobre a existência.

Para Droit é errado considerarmos a ação e o conhecimento de maneiras distintas, assim como é errado separar  de absoluto a filosofia e a sabedoria é se impedir de compreender  como se organiza o universo do pensamento antigo.

Para ele ,Pierre Hadot (pesquisador falecido em 2010),recordou que o principal propósito da filosofia antiga ,era realiar uma mudança radical, concertada e voluntária,no modo de ser no mundo.

Que todos podem se motivar pra realizar sua própria trajetória, e no fim tudo é orientado e segue a trajetória com o propósito de atingir a sabedoria.

A filosofia antiga é considerada “terapia da alma”,uma busca pela felicidade do sábio para livrar-se da angustia  das paixões, do ilusório e do insensato, sendo um modo de vida ao qual é ordenada pelo pensamento é modelada  e trabalhada diariamente por preceitos filosóficos ao invés de um simples modo de discorrer.

3-Ouvir a verdade.

Heráclito e Demócrito

4-Manter a mente aberta

Platão,Aristóteles,Sexto empírico

1.1 OBJETIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com