TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM PASSEIO PELA ANTIGUIDADE

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  1.781 Visualizações

Página 1 de 6

Roger-Pol Droit  no livro em "Um Passeio pela Antiguidade", descortina-nos novos horizontes a respeito dos Antigos. Anseia destacar a presença destes , como ,nas palavras da língua ,a superfície das ruas, os sistemas jurídicos. Pretende proporcionar que os leitores experimentem seus primeiros encontros, ou novas perspectivas em relação aos antigos. Droit quer que deixemos de ver a Antiguidade como algo morto, respeitável e tedioso. Os Antigos só podem ser aprendidos, na opinião do autor se vinculados uns aos outros e não separados segundo as normas de seus conhecimentos . A relação entre os antigos não e mais que temporal. Pode-se extrair uma consequência paradoxal, o anacronismo .

PENSAR

   Ouvir a Verdade

   Em que consiste a experiência do pensamento. Todos se revelam capazes de realizar uma atividade mental .O que chamamos de "pensar" ,se o termo designa o funcionamento dos neurônios ,todo mundo pensa. Mas pensar na perspectiva antiga, é ao mesmo tempo mais essencial e restrito. Trata-se de ouvir o que o mundo diz ,de entender a língua das coisas ,o próprio discurso do real ,não apenas a mente mas também a totalidade da existência e ,se possível ,da humanidade .

Heráclito

  • "Indissociabilidade dos contrários ".Tudo que existe se encontra inseparável de seu oposto : não há paz sem guerra ,não há noite sem dia .Os elementos do mundo são solidários em virtude do próprio fato de sua oposição .
  • "Tudo é uno" :Há apenas um mundo em que esses elementos contrários se recorta, constituindo reciprocamente ,depende da maneira como se olha, do ponto de vista que é adotado a seu respeito .
  • "Tudo flui" diz Heráclito ,tudo cede , de modo permanente ,contínuo ,indefinido. Nada no mundo permanece ,fixo ,estável ,eterno. É nesse sentido que é preciso entender sua célebre fórmula : "VOCÊ NUNCA SE BANHARÁ DUAS VEZES NO MESMO RIO" .Ela significa que as águas já não são as mesmas ,um dado momento desaparece , e outra porção ocupa seu lugar .Mas também pode compreender que o banhista nunca é o mesmo :de um momento para o outro as memórias e experiências se modificarão. O rio flui , o banhista também.
  • Embora tudo mude continuamente , a lei da mudança , essa sim , não muda :tudo muda exceto o fato de que tudo muda .Encontramo-nos em face de um devir perpétuo.
  • O Lógos governa tudo .

Demócrito

  • Demócrito envolve a sistematização do pensamento sobre a "Teoria Atômica" .
  • Todo o universo esta composto de dois elementos básicos: o vácuo (o vazio ou o não-ser) e os átomos.
  • Primeiro filósofo ocidental que levou até o fim o desencantamento e a desilusão. Eterno é incriado o mundo não possui nenhum sentido .
  • Ele é polumathos ,isto é ,aquele que possui vários conhecimentos sobre todas as esferas da realidade física e humana.
  • O pensamento de Demócrito é radicalmente  contrário a toda forma de transcendência e também a toda forma de crença religiosa.
  • "O universo não é obra de nenhum demiurgo" .
  • A lenda de Demócrito entrelaça a loucura , a sabedoria e o riso .Diante do nada ,da falta de sentido , da ausência radical de justificação do mundo ,dos incontáveis  delírios sem fim dos homens ,nada resta àquele que escrutou esse vazio, senão cair na risada ,de modo interminável.  

VIAS DE CONEXÃO

Demócrito ri da loucura humana, suas  inconsistências ,ambições exorbitantes ,no final não há um propósito específico somente desejos condicionados. O Brasil é o pais onde os governantes possuem a ganância exacerbada, fome por dinheiro ,sempre tendo insaciáveis desejos ,nunca cessando de adquiri-los ,e sempre perturbados por não ter mais ainda ,verdadeira loucura humana ,chegando ao objetivo e não saber que rumo tomar se perdendo nos seus próprios anseios.

EMOCIONAR-SE

   Rir de si mesmo

A principal marca do pensamento  e da criação parece ser a angústia ,a ansiedade ,o choro, o lado sombrio do mundo...e não o riso .Mas os Antigos atenienses ,inventaram o espetáculo cômico como forma de pensamento. A invenção do riso cômico é parte de um todo que inclui outros elementos: invenção da interrogação científica ,criação da democracia ,nascimento da  filosofia , da matemática e do raciocínio lógico .Nela coabitam reflexão racional ,a política igualitária da democracia e os espetáculos , trágicos ou cômicos reunindo os cidadãos em uma série de emoções semelhantes. Os espectadores riem juntos não de qualquer um ,mas de si mesmos .O riso dos Antigos é multiforme .O eterno e o efêmero se entretecem.

Aristófanes

  • Grande dramaturgo grego,  considerado o maior representante da comédia antiga.
  • Crítica com dureza e humor as novidades que considera demagógicas e inoportunas.
  • Em sua obra "Cavaleiros" ,zomba de uma figura tão velha quanto a própria democracia : o demagogo .
  • Aristófanes em As nuvens, sátira à Sócrates ,traveste-o de intelectual enfático, manipulador cuja perigosa sofisticação é capaz de colocar um filho contra o próprio pai.

Luciano

  • Espírito crítico, da sátira mordaz, do ceticismo, da irreverência. Inimigo de todas as formas de superstição e mentira, mostrou-se implacável não só em relação aos cristãos, mas também aos pagãos.

VIAS DE CONEXÃO

Assim como no século II, o paganismo decadente entrava no ocaso e abria-se ao sincretismo, incorporando toda classe de superstições, da mesma forma que as religiões tradicionais dos tempos atuais passam por um processo de decadência que pode levá-las ao fim num futuro próximo. Ontem como hoje há um afrouxamento da moral, uma liberalização dos costumes que se confunde com corrupção e promiscuidade em todos os sentidos.

 

MORRER EM PAZ

Sobre o preço do tempo  

Tudo ocorre agora. Tanto o passado quanto o futuro passam a significar pouco. A convicção de ser herdeiro de séculos anteriores ,o dever de transmitir para as gerações seguintes ,estar situado em um desfile de séculos em pouco tempo apagado da antiga e banal consciência .Efetivamente com os gregos e romanos inventam-se  a história , o trabalho dos historiadores ,relatos de fatos memoráveis ,que se considere importante para legar à posteridade. Os grandes historiadores gregos e romanos não fazem exatamente o mesmo tipo de trabalho que os historiadores modernos , mas as intenções e as perspectivas são próximas  .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com