TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um passeio pela antiguidade

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  4.413 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE

PROFESSOR: ENRIQUE PORTA

 

 “Um Passeio pela Antiguidade”

Cláudio Roberto Barreto Júnior

BELO HORIZONTE

MARÇO DE 2016

Proposta do texto:  

     O escritor Roger-Pol Droit apresenta uma interpelação diferente para os conceitos  centrais para os pensadores, considerando que toda pessoa pode se motivar nelas para realizar sua trajetória pessoal,no livro ele  mostra possibilidades de investigação e age afim de que  o leitor tenha vontade ler as obras dos filósofos. Como exemplo o autor começa o livro relembrando sua infância quando aos 13 anos de idade já recitava versos de Virgilio  com 10 anos já aprendia latim e no 7º ano acrescentou se  o grego onde descobriu muitas como a grafia e alfabeto diferenciados, epopéias, tragédias, discursos políticos, e textos filosóficos,e isso não se trata apenas das lembranças do autor.Com tudo isso ele quer fazer com que o leitor realmente queira ler as obras dos filósofos sejam eles gregos ou romanos pois eles estão presentes em todas as partes na historia nas obras de artes, na política, matemática e ECT.

Capitulo 1 : VIVER

Descobrir os gestos cotidianos.

Homero: Homero é ao mesmo tempo,o molde, a base e o húmus do universo antigo ,sua história mistura lenda e realidade. Ele ao longo de seus cantos engloba tudo da vida, sua obra não pode ser comparada a poemas é tido como uma escola da vida , é a matriz da antiguidade para se ensinar a viver como humano. Suas principais obras são a Ilíada e a Odisséia na obra Ilíada ele trata dos combates e o tempo ela pode ser lida como um romance das origens,uma saga de toda cultura helenística. já na Odisséia combates com o tempo e nos mostra a aprendizagem do saber e da vida.

Virgílio:Virgilio tinha fama de ser um homem de saber conhecendo todas disciplinas da matemática a agronomia. Diferente de Homero Virgilio não gostava das guerras ele era “amigo das paisagens pacificas,do vedor suave, dos lagos aureolados por um halo de bruma,o cisne de Mantua...” Suas principais obras são a Eneida e Geórgicas, essa segunda era um guia pratico para agricultores, com instruções para uma exploração do campo romano ajudando as legiões romanas a se fixarem nas terras que lhes eram entregues.  

Como um deus entre os homens

Epicuro: Considerava as crenças religiosas como uma obstinação perigosa,não negando a existência dos deuses,porque ele acreditava que os deuses eram materiais e para o filosofo não há mundo senão átomos e vazio  defendia ardorosamente a liberdade humana e a tranqüilidade do espírito. O atomismo, acreditava o filósofo, poderia garantir ambas as coisas desde que modificado..Acreditava que objetivo da existência seja o prazer,que o corpo não sofra o espírito não seja preocupado o propósito da filosofia para ele era atingir a felicidade.

Zenão:Tinha origem nos princípios dos cínicos, o estoicismo destaca a paz de espírito, obtido ao longo de uma vida absoluta de virtude, segundo as leis na natureza. Considerava que somente a natureza podia nos tornar felizes,também formulou os paradoxos espaço temporais como exemplo Aquiles e a tartaruga.

Pirro: Fundou a escola cética que assim como o epicurismo e do estoicismo seguia um caminho de serenidade pelo corpo e o caminho de serenidade pela alma,acreditando que para alcançar a serenidade devia se suspender toda forma de juízo,inclusive nas ações cotidianas distinguindo o que é o bem por natureza e o que é o bem pelas convenções humanas e chega à conclusão de que não existem coisas verdadeiras ou coisas falsas, não existe também na natureza conceitos como a feiura e a beleza ou a bondade e a maldade, essas ideias todas são criações dos homens e ele os nega por serem somente uma convenção, um costume. Por isso não podemos fazer juízos sobre as coisas.

Capitulo 2: PENSAR

Ouvir a verdade

Heráclito: Ele dizia “tudo é uno” porque ele acreditava que tudo que existe se encontra inseparável de seu oposto como exemplo falava que não há noite sem dia,não há paz sem guerra,não há vida sem morte nem morte sem vida.Outro ponto principal é que ele admitia que tudo muda incessantemente, tudo esta em devir, tudo esta em movimento, sempre em transformação ,nada no mundo permanece fixo,estável,eterno, assim sustentando que não há nada que não mude que não flua.O seu principal pensamento é que o logos governa tudo tanto o natureza quanto nossos pensamentos,tudo é organizado pelo logos que significa “palavra” ou “razão”.

Demócrito:Ele sustenta que não há no mundo senão vazio e átomos, isto é partículas de realidade improváveis de serem quebradas.Para Demócrito a realidade é rigorosamente desprovida de sentido, foi o primeiro filosofo que levou ate o fim o desencantamento e a desilusão.Ele escreveu sobre muitos assuntos diferentes: fenômenos celestes,animais,meteorologia,países longínquos, mecanismos tanto de física quanto biologia.

Manter a mente aberta

Platão: Ele estabeleceu uma separação que de um lado,um espaço da matéria,do sensível sem pré mutável, que tudo o que tocamos,vemos e provamos se impõe aos nossos sentidos porem é marcado pela incerteza, e do outro lado uma visão do mundo a ser priorizado,o das formas ,o mundo das idéias,essências imutáveis que caracterizam sua perfeição sua imobilidade sua clareza ,acreditando que isso seja o modelo absoluto de tudo o que vemos.Com tudo isso o não é apenas o fixo e o imutável que são  importantes na filosofia de Platão também são a passagem,o caminhar ,essas metáforas encarnam o movimento do pensamento  que é crucial a filosofia.

Aristóteles: Formulou os princípios fundamentais da lógica,como principio da não contradição,sua contribuição não se limita somente a lógica também é muito importante na área da metafísica.Ele define a filosofia como todo saber na medida do possível,que a totalidade do saber nunca será detida.Ele tinha  uma curiosidade insaciável ele investigava por todas as área ininterruptamente, desde os princípios da lógica a habitantes do mar,buscando compreender, estudar e esclarecer a totalidade do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com