TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Biografia Aristóteles

Por:   •  4/4/2016  •  Bibliografia  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ AUGUSTO TOURINHO DANTAS

DENISE SANTIAGO

EDUARDA MARIA

GABRIEL BRITO

JOICE ALVES

MARIA BIANCA

PAULA CHABI

STEFANE LEÃO

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Biografia Aristóteles

Salvador

2016

DENISE SANTIAGO

EDUARDA MARIA

GABRIEL BRITO

JOICE ALVES

MARIA BIANCA

PAULA CHABI

STEFANE LEÃO

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Biografia Aristóteles

Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia do Ensino Médio, como requisito de avaliação da I° unidade para todas as matérias.

Orientadora: Professora: Josiane

Salvador

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................3

2 ARISTÓTELES.......................................................................................4

2.1 Aristóteles na academia de Platão..........................................................4

2.2 Relação do filósofo com a educação......................................................5

2.3 Obras que escreveu..................................................................................6

2.4 Política Aristotélica...................................................................................7

3 CONCLUSÃO................................................................................................8

ANEXOS...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS...............................................................................................12 

                


1 INTRODUÇÃO

Aristóteles foi o maior filosofo da antiguidade, também o maior de todos os tempos, Aristóteles acreditava que a educação era dever do estado. Acredita que este tipo de educação preparava o ser humano para viver em sociedade. Ele também estabeleceu um museu de história natural e uma biblioteca de mapa manuscritos, usados em um extenso programa de pesquisas. O platonismo é o núcleo em torno do qual se constitui a obra aristotélica.

A sua metodologia era a repetição, pois acreditava que no ato repetitivo as criações se tornariam donos do seu próprio conhecimento, mas Aristóteles também defendia que o conhecimento poderia ser captado no próprio universo em que vivemos. Segundo ele Deus não era o criador e sim o motor que move o universo, porém, ao contrário de Platão, Aristóteles dedicou-se tanto a filosofia pura quanto as ciências empíricas, coletando e classificando informações sobre a natureza e os seres vivos. A sua filosofia é que todos estão em busca da felicidade esse é o principal objetivo da vida para sermos felizes, antes precisamos fazer bem ao próximo. O conhecimento da filosofia aristotélica é, um elemento indispensável a compreensão da evolução mental da civilização em que pertencemos, mas o seu valor não é meramente veicular e subsidiaria.

 

2 ARISTÓTELES

Aristóteles nasceu em 384.a.C, em Estagiara, uma jônica localizada no reino da Macedônia, antiga região da Grécia. Era filho de Nicômaco, médico e amigo do rei Amintas III (pai de Felipe da Macedônia, e neto de Esculápio). Vive sua adolescência entre os livros e para os livros.

Aos 10 anos de idade, Aristóteles perde os pais, depois disso foi educado por um tutor. Dedicou grande parte de sua adolescência à leitura. Estudou as obras de Homero e outros grandes filósofos atenienses. Cumprindo os desejos do pai aos 17 anos, vai para Atenas e estuda durante 20 anos na academia de Platão. Ingressou como estudante e logo passou a ensinar.

Aos 22 anos dedicou-se à aprendizagem e ao ensino da matemática, filosofia, lógica e metafísica.  Em 340 a.C., voltou a sua terra natal, casou aos 44 anos com Pítia, irmã do seu já falecido amigo Hérmias e durante 5 anos dedicou-se à gestão das suas propriedades. Enviuvou em 328 a.C., e, pouco tempo depois casou com Herpília, com quem teve o filho Nicômaco a quem dedicou uma das suas obras fundamentais: ética a Nicômaco.

Em 366 a.C., Aristóteles voltou para Atenas e fundou o Liceu, chamado escola peripatética, porque o mestre dava suas lições passeando com os alunos. Aristóteles faleceu em Cálcis em 322 a.C., um ano depois de ter deixado Atenas, com sessenta e três anos de idade. A causa de sua morte foi um câncer abdominal. As duas cinzas foram imanada em Estagiara e, por sua vontade expressa, as ossadas de sua mulher foram igualmente colocadas no seu túmulo.  

2.1 Aristóteles na academia de Platão:

Quando tinha 17 anos de idade, Aristóteles estudou durante 20 anos na academia de Platão. Ele se tornou o aluno preferido de Platão, começou como aluno ouvindo e aprendendo os ensinamentos de Platão e em seguida assou a ensinar.

A academia de Platão tinha o objetivo de atacar a escola rival, de Sócrates, segundo a qual a finalidade do ensino era levar os alunos a dominar a retorica para serem capazes de defender qualquer ponto de vista dependendo do interesse. Já a academia que Aristóteles estudava a finalidade de educação era alcançar a sabedoria.

A teoria de Aristóteles é uma refutação ao seu mestre. Enquanto Platão era a favor da existência do mundo sensível, Aristóteles defendia que poderíamos captar o conhecimento no próprio mundo que vivemos. Para Aristóteles Deus não é o criador, mas o motor do universo. Segundo sua filosofia, a felicidade é o único objetivo do homem. E se para ser feliz é preciso fazer o bem ao outro, então o homem é um ser social e precisamente um ser político.

Quando Platão morreu em 347 a.C., Aristóteles deveria ser o substituto natural do mestre na academia, porém foi rejeitado por ser estrangeiro. Aristóteles não aceitou Espeusipo como novo diretor na academia e decepcionado partiu para Assos, onde se dedicou ao trabalho e à leitura, com um tempo depois criou sua própria escola chamada Liceu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com