TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores Humanos - Projeto de Construção de Formação de Pessoas

Por:   •  5/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 7

TEMA:

VALORES HUMANOS

[pic 2][pic 3]

  • Aprendizagem: Construção de uma formação voltada para a preocupação e dos valores humanos.  
  • Tema: Valores Humanos
  • Áreas envolvidas: Ciências Naturais e Matemática
  • Nível: Fundamental
  • Ano: 2016
  • Período (duração): Fevereiro a Abril
  •   Valor: 6,0 pontos (Matemática e Ciências)

               3,0 pontos as outras áreas do conhecimento

  • Culminância: 27 a 29/04
  • Local: Nas salas de aula – 27 e 28 de abril (quarta-feira e quinta-feira)

           Espaço fora da escola – 29 de abril (sexta-feira)

  • Horário: A partir das 8h, nos três dias.
  •  Responsáveis pelas turmas: Professoras: Ádina Soares e Márcia Chaves
  • Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma era violenta; sofremos cada vez mais e com maior frequência. Assistimos diariamente manifestações de violência, que adentra em nossas casas, muda nossa vida, nossos valores, nossas famílias e nossos comportamentos.

A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo, transformando-se na marca de uma sociedade excludente (que exclui em todos os sentidos, até afetivos).

   Por essa razão, a finalidade deste projeto é proporcionar o exercício constante de reflexão, sobre atitudes e valores da nossa sociedade em tempos diversos. O projeto promove também a formação do cidadão pleno, consciente do seu papel.

JUSTIFICATIVA

Diante desse quadro atual da realidade torna-se imprescindível que sejam tomadas atitudes capazes de conscientizar a sociedade sobre a importância dos valores humanos no combate a essa violência que assola a convivência entre os homens.

Sentimos então a necessidade de resgatar, em  nossos alunos, valores como: cooperação, convivência, bondade, igualdade, tolerância atenção, gentileza, honestidade, respeito, responsabilidade, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade.

OBJETIVO GERAL

Promover situações para que o educando possa desenvolver os valores humanos existentes no seu ser, para que este possa interagir de forma integral, participando e agindo, dentro de uma moral e ética responsável contribuindo para uma relação verdadeira permeada por princípios morais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Cultivar o exercício de uma moral humanitária;
  •  exercitar o sentimento de indignação diante das injustiças;
  •  trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade;
  • cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença.
  • promover momentos de confraternização, ressaltando a importância do “estar com” e “viver junto”, da preocupação pelo outro, da empatia (se colocar no lugar do outro).
  • refletir sobre comportamento e boas maneiras;
  • possibilitar o resgate de certos valores como:

• Colaboração – "Quer uma mãozinha"?
• Convivência – "Com licença?"
• Atenção – "Falou comigo?"
• Honestidade – “Sim, fui eu!"
• Respeito _ "Entendo o seu ponto de vista."
• Responsabilidade _ "Deixa que eu faço!"
• Generosidade _ "É meu. Quer emprestado?”

PROCEDIMENTOS

1. METODOLOGIA

         O projeto será desenvolvido em forma de uma gincana pedagógica, dividido em duas partes de acordo com os dias e locais.

Os alunos serão divididos em grupos na sala, onde cada um terá uma função mediante as tarefas apresentadas. No momento em que as tarefas forem realizadas fora do espaço escolar, os educandos formarão outros grupos de acordo com as cores das camisas. Neste momento, os mesmos já não serão parte daquele subtema de origem; tendo em vista que essas equipes (total de 10 equipes) terão componentes de todos os seriados.

  1. Tarefas a serem realizadas em sala de aula:

  • Seminário com o subtema já definido
  • Mosaico – Escolha de um animal que possa representar o subtema da turma, onde o aluno deverá explicar tudo sobre este animal. Este será também a mascote da turma e um aluno deve se caracterizar deste animal e contar uma fábula sobre ele.
  • Quebra-cabeça geométrico – Confeccionar um quebra cabeça com 30 peças geométricas de um personagem de desenho animado que represente o seu subtema.  Explicar o porquê da escolha daquele personagem e também sobre cada polígono ali representado.
  • Paródia – Criar uma paródia, dentro do subtema, que contenha também conteúdos de Matemática e Ciências. Apresentar a paródia juntamente com a gravação de um clipe musical.
  1. Tarefas a serem realizadas no clube:
  • Desfile das equipes – Cada equipe desfilará com sua bandeira confeccionada de acordo com o subtema, um aluno representando o mascote e outro caracterizado de acordo o personagem do desenho animado. Trazer uma música para o desfile que tenha a ver com o subtema.

Após o desfile terá uma apresentação de dança, onde os alunos formarão as letras com as iniciais da escola.

  • Torre de copos – Construir uma torre de copos (padronizados) que represente uma pirâmide alimentar.
  • Polígono humano – Formar um polígono de acordo com o número de lados que será dado somente no momento da tarefa; cada grupo deverá traçar as diagonais deste polígono com cordão colorido, como se tivesse fazendo uma teia.
  • Jogo dos dardos – Confeccionar um alvo gigante no isopor, onde constarão perguntas das disciplinas envolvidas no projeto.
  • Jogo da amarelinha – Confeccionar amarelinha de emborrachado. Ao jogar e acertar no número, responderá perguntas referentes às disciplinas. A equipe que primeiro chegar ao céu, ganhará a maior pontuação.
  • Móbile de CD – Confeccionar um móbile utilizando 7 CDs, fita rigor e cabo de vassoura. O mobílie deve conter operações com números reais (naturais, inteiros, racionais, as quatros operações, raízes e potências), onde o resultado da direita para a esquerda e vice-versa deve ter o mesmo valor.
  • Roda pião – Confeccionar um pião de sucata, onde o que girar por mais tempo, a equipe obterá a maior pontuação.
  • Jogo de trilha – Confeccionar uma trilha de emborrachado colorida com 30 quadrados cortados no mesmo tamanho.  Ao caminhar pela trilha irá responder perguntas referentes aos conteúdos das disciplinas envolvidas.
  • Caça ao tesouro – Perguntas escondidas em alguns locais do clube, a equipe que resolver todas as questões e encontrar o tesouro, obterá a maior pontuação.
  • Falta uma casa – Círculos desenhados no chão e todos os grupos fora deles; ao parar a música todos devem correr e ocupar os círculos, porém, a cada momento, as casas terão um número mínimo de participantes e uma menor quantidade de círculos. Ganha a maior pontuação o componente que permanecer por último na casa.
  • Passando no túnel – Confeccionar um túnel de bambolê e Kami de 4 metros.

Dentro do túnel terá uma bexiga referente à cor da camisa. O integrante da equipe que passar mais rápido pelo túnel trazendo a bexiga e dando ao seu colega para assoprar até estourar ganha a maior pontuação.

  • Apresentação de dança – Cada equipe deverá apresentar uma dança, onde a música é de acordo com o seu subtema.

  1. Tarefa extra – Valor 1,0 ponto – “Fazer o bem sem olhar a quem”

Arrecadação dos seguintes materiais de acordo com as datas estabelecidas:

  • 27/04 – Doação de fraldas descartáveis (adultos e crianças).
  • 28/04 – Produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dente, cotonete, desodorante, lavanda, pente, escova de cabelo, xampu, hidratante).

.

  1. DIVISÃO DOS SUBTEMAS

  • 6º ano – Amor Universal (Cooperação)
  • 7º ano – Paz (Honestidade)

              Amor (Bondade)

  • 8º ano A – Valor Social (Igualdade)

                      Amor (Tolerância)

  • 9º ano A – Valor Social (Respeito)
  • 9º ano B – Amor (Gentileza)

  1. MATERIAIS E ESPAÇOS UTILIZADOS

       Serão utilizadas como recursos as ferramentas tecnológicas que possibilitam o acesso às informações de forma áudio visual: DVD, TV, aparelho de som, data show, livros, revistas, jornais, computador e internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (478.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com