TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida De Aristóteles

Dissertações: Vida De Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A vida de Aristóteles

Nasceu em Estagira, cidade da Macedônia, filho de Nicômaco que era médico do rei. Aos dezessete anos foi viver em Atenas e lá entrou na Academia de Platão, permaneceu ali por 20 anos até a morte de seu mestre.

Aceitou a missão do rei Felipe de educar seu filho, o príncipe herdeiro Alexandre. Mas quando o pupilo passou a reinar, rompeu ligações com Aristóteles.

Aristóteles aos 49 anos volta à Grécia e funda sua escola o Liceu, e lá dedica-se a docência e investigação.

Aristóteles construiu a teoria do justo meio, “A virtude consiste neste meio que se relaciona conosco e que é regulado pela razão – meio entre dois vícios, que pecam, um por excesso, outro por defeito. O vício consiste em transgredir a medida, quer a respeito das nossas ações, quer a respeito dos nossos sentimentos”. Costuma-se explicar esta teoria como se a virtude fosse o justo meio, ou o equilíbrio, entre os dois pólos antagônicos e oscilantes, em outras palavras o justo meio é o meio termo entre as coisas, nem muito nem pouco, por isso em lugar do “ meio”, é mais conveniente falar “equilíbrio”.

As virtudes de Aristóteles não provem de dons ou talentos com os quais as pessoas já nascem, mas sim em hábitos resultantes do esforço humano. Assim não se é virtuoso por dom divino, se é virtuoso porque se pratica a virtude como hábito, quem pratica reiteradamente a virtude torna-se virtuoso. As virtudes dianoésticas ou intelectuais são adquiridas mediante o ensino, já as virtudes éticas ou morais começam a existir pelo exercício da vontade, basta querer e alguém será ético. Toda criatura normal tem liberdade para ser virtuosa.

Para Aristóteles justiça é a síntese de todas as virtudes em relação ao próximo. Concebe-se a igualdade sob duas vertentes, a da justiça distributiva e justiça corretiva ou sinalagmática. A distributiva consiste na repartição das honras e bens entre a comunidade, mas tal justiça possui uma nota de desigualdade, pois se distintos são os méritos, distintos serão. Na justiça corretiva ou sinalagmática é avaliado o benefício ou prejuízo que o sujeito pode ter, as pessoas são iguais e consideram-se os fatos no seu valor efetivo ou intrínseco.

Elaborou a ideia entre o justo natural e justo legal. O justo natural independente da vontade humana é considerado justo, o justo legal torna-se justo por vontade da sociedade.

Contribuiu também para a teoria das três formas de governo. Três formas puras, monarquia, aristocracia, democracia e impuras que são, tirania, oligarquia, democracia radical, no sentido de demagogia. A Oligarquia é o governo dos ricos, Demagogia é o governo dos pobres e Democracia é o governo da classe média.

Principais obras de Aristóteles:

- Ética e Nicômano

- Política

- Órganon

- Retórica das Paixões

- A poética clássica

- Metafísica

- De anima (Da alma)

- O homem de gênio e a melancolia

- Magna Moralia (Grande Moral)

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com