TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virtual Unisul

Artigo: Virtual Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

A partir da leitura do texto O valor da inutilidade, de Eduardo Prado de Mendonça, publicado na midiateca, responda às questões que seguem.

Em cada resposta, elaborar um texto reflexivo/argumentativo, evitando a mera cópia tanto do texto de apoio quanto de nosso livro didático. Além disso, observe o padrão culto da língua, atentando para os seguintes aspectos: ortografia, regência, concordância, pontuação, coerência e coesão.

Realize suas análises, sem esquecer de citar as referências, o uso correto das normas da ABNT, quando necessário.

a- O texto, ao abordar duas dimensões fundamentais da existência humana, elege para análise dois critérios ou valores, a saber, o útil e o inútil. A partir da leitura da primeira unidade de nosso livro didático, o saber filosófico poderia ser enquadrado em qual dos critérios no texto analisado? Por quê?

Responda a questão em, no máximo, 10 linhas. (3,0 pontos)

Resposta:

R> “A vida moral se passa numa esfera fora do âmbito do útil. O bem moral não é útil, mais é a perfeição, que é uma forma de realização harmoniosa do ser humano, na medida em que suas ações se efetuam de acordo com os fins que lhe são proporcionados. O bem moral coloca o homem no plano efetivo da liberdade” bom o saber filosófico que se encaixa no texto abordado é a ética, porque ela estuda a moral, como o ser humano deve agir considerando os valores e critérios e entre outros. com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia .

Referencia pagina do livro (o mundo precisa de filosofia) pag 127

b- Você estudou na unidade terceira de nosso livro didático as diversas formas de conhecimento, como o senso comum, o científico e o conhecimento religioso, sem contar no filosófico, no artístico. Encontre no texto pelo menos dois tipos de conhecimento estudados por você, transcrevendo os fragmentos em que o autor os menciona. (2,5 pontos)

Resposta:

R> “A existência das coisas é um dom gratuito de Deus, e só assim tem significação. Os que não crêem em Deus vêem a origem do mundo no acaso.”

Isso é um conhecimento religioso porque se apóia em seres divinos, mas apenas aceita-las pela fé. Que o ser humano encontra na religião um consolo para suas angustias e suas desilusões.

“Apenas esta satisfação de compreender, apenas esta alegria interior, que parece fazer com que se estabeleça no individuo a conciliação dele com ele mesmo” conhecimentos filosóficos buscam conhecer inteiramente a realidade por meio das bases sólidas.

c) No texto, o autor afirma:

Mas, é preciso ver que a vida humana não consiste apenas em sobreviver. Voltar a vida humana toda ela para a dimensão do útil é pensá-la em termos de pura sobrevivência, e isto significa reduzi-la ao seu aspecto puramente vegetativo. É preciso conceber e viver a vida humana em termos de liberdade, que é a emancipação do útil. (MENDONÇA, 1984, p. 129).

Em que medida você entende que Filosofia pode auxiliar na concretização de uma vida efetivamente humana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com