TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas Da FIlosofia

Trabalho Escolar: Áreas Da FIlosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  6.613 Visualizações

Página 1 de 5

Filosofia Antiga – Filosofia Medieval – Filosofia Medieval – Filosofia Contemporânea

Epistemologia – Teoria do Conhecimento – Ética – Política – Filosofia da História – Estética

Epistemologia – Ou teoria da ciência, parte da filosofia da ciência, relacionada com o conhecimento científico. Grandes problemas, é possível conhecer? Existe certeza em qualquer conhecimento ? Se há...como e em que condições?

“Em primeiro lugar, é preciso saber formular problemas. E, digam o que disserem, na vida científica, os problemas não se formulam de modo espontâneo. É justamente esse sentido do problema que caracteriza o verdadeiro espirito científico. Para o espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma pergunta, Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico.” Bachelard, Gaston

Nós devemos confiar na ciência?

A ciência não explica tudo, há limites. Porém o conhecimento é mais adequado desenvolvido pela razão humana. Só é científico quando garante sua validade.

Quem faz a ciência?

Pesquisadores, em diferentes campos do conhecimento. Aqui temos a maior produção em universidades e centros de pesquisa associados a indústrias.

A ciência é importante?

É importante quando beneficia a humanidade, porém a filosofia discute duas questões principais. Até quando ela beneficia a sociedade e ao acesso desigual de cada cidadão aos seus benefícios.

A ciência tem limites? Quais?

Ela só trabalha com conhecimentos empíricos, ou seja, que se baseiam em dados (conhecimento ) racionais e experimentais.

Investigação do Conhecimento - investigação sobre as diversas maneiras pelas quais podemos conhecer as coisas e as relações que os conhecimentos podem estabelecer ou estabelecem. Por exemplo, memória, experiências dos sentidos, analogias, reflexão, realidade, imaginação e outros. O seu problema principal é como o sujeito se relaciona com o objeto de conhecimento.

“Conhecer uma realidade é, no sentido usual da palavra ‘conhecer’, tomar conceitos já feitos, dosá-los e combiná-los em conjunto até que se encontre um equivalente prático do real.” Bergson, Henri.

O que é conhecer?

Criar uma representação, a mais próxima possível, da realidade.

Como podemos conhecer?

Podemos conhecer quando realizamos atividades intelectuais sobre nossas sensações e sobre as idéias que nos informam.

Ética – investigação sobre os princípios que motivam, justificam ou orientam as ações humanas, refletindo sobre os fundamentos dos valores sociais e historicamente contruídos.

Como saber qual é a melhor atitude a ser tomada?

Existem várias maneiras de se tentar fazer o bem, mas para encontrar a maneira mais adequada precisamos, sempre, treinar a nossa reflexão racional, pois há situações nas quais uma atitude mal pensad pode trazer prejuízo para nós e para muitas outras pessoas.

Qual é a importância de se fazer o bem?

O bem é algo a ser construído para podermos enfrentar os problemas que encontramos na sociedade ou em nós mesmos. Pensar em boas atitudes é lutar contra os sofrimentos que, em geral, temos. É certo que fazer o bem é, as vezes, algo difícil, mas fazê-lo melhora nossas relações de convivência.

Política – Política é a investigação filosófica sobre qual é o melhor governo, o que é a justiça e como deve ser o comportamento das pessoas em suas relações de convivência.

“De resto, se o primeiro dever do homem de Estado é conhecer a constituição, que, considerada geralmente como a melhor, possa estender-se à maior parte das cidades, é preciso confessar que na maioria das vezes os teóricos políticos, mesmo dando provas de grande talento, se equivocaram em pontos capitais; porque não basta imaginar um governo perfeito; é necessário, sobretudo, um governo praticável, que possa ser facilmente aplicado em todos os Estados.” Aristóteles

Quais são as melhores leis?

As melhores leis são aquelas que beneficiam todos, permitem a construção da liberdade no convívio com o outro e são conhecidas por todos, Cada lei deve levar em consideração as necessidades das pessoas.

Como podemos conviver com as outras pessoas sem violência?

Podemos conviver com outras pessoas sem violência agindo de maneira sensata em todas as dimensões. A maneira sensata de agir é, em primeiro lugar, escolher os governantes que se preocupem, sinceramente, com a educação e que demonstrem sensibilidade em relação às necessidades das pessoas e à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com