TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É Possível Conhecer De Fato A Realidade? Disserte Sobre.

Exames: É Possível Conhecer De Fato A Realidade? Disserte Sobre.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de filosofia, 2ºA, Ciências Sociais.

Rafael Barretto Casanova nº 45178-9

Professor Dr. Fabio P. Ramos

Questão 1 – É possível conhecer de fato a realidade? Disserte sobre.

Sim é possível conhecer a realidade, uma vez que a realidade é humana. Se compreendermos que o homem e seu mundo, são produzidos pelo próprio homem, que a historia da humanidade é a historia da práxis humana.

O homem e seu mundo são produto de atividades sensíveis de indivíduos determinados. O que precede toda existência humana, por conseqüência a história, é o processo histórico de produção do meio de vida. O homem não vive sem comida, bebida, moradia etc., as necessidades básicas de sobrevivência da espécie humana. E ao produzir os meios para satisfazer estas primeiras necessidades, o homem adquiriu novas necessidades.

Antes de haver o homem existia a natureza, o universo como objeto sensível. Os homens nascem de um processo cuja origem é natural, passamos a existir a partir de um mundo sensível pré-existente, cujo movimento gerou uma nova espécie orgânica. Deixamos de ser uma nova espécie orgânica para nos tornarmos um novo tipo de ser, pelo trabalho nos tornarmos ser social, um ser que cria outro ser.

“A historia pode ser examinada de dois lados, dividida em historia da natureza e historia dos homens. Os dois lados não podem, no entanto, ser separados; enquanto existirem homens, historia da natureza e historia dos homens se condicionarão reciprocamente. A historia da natureza, assim chamada ciência natural, não nos diz respeito aqui; mas, quanto à historia dos homens, será preciso examiná-la, pois quase toda ideologia se reduz ou a uma concepção distorcida dessa historia ou a uma abstração total dela. A ideologia, ela mesma, é apenas um dos lados dessa historia.”(Karl Marx e Friedrich Engels, A ideologia alemã. São Paulo. Boitempo,2007)

O que é criar outro ser? Somos capazes de produzir o que não existia. Quando os nossos antepassados produziram a primeira machadinha, por exemplo, criaram outro ser. É isso que nos caracteriza como diferentes dos outros seres naturais. É parte da nossa condição natural o trabalho, uma capacidade que não existe no resto da natureza.

“Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou pelo que se queira. Mas eles mesmos começam a se distinguir dos animais tão logo começam a produzir seus meios de vida, [...], Ao produzir seus meios de vida, os homens produzem, indiretamente, sua própria vida material.” (Karl Marx e Friedrich Engels, A ideologia alemã. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com