TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Ética E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

"O Advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes classes sociais?"

Penso que o advogado comete sim falta ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de classes sociais diferentes, pois a principal função deste é defender os direitos e interesses de seu cliente, de maneira a deixa-lo satisfeito e principalmente, de manter a justiça.

Fica mais fácil o entendimento, ao analisarmos o Art. 2º do Código de Ética, pois neste está expresso os deveres do advogado, na qual o profissional deve preservar em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, assim como atuar com honestidade, lealdade, dignidade e boa-fé e entre outros.

Ao tratar de maneira diferente seus clientes, o profissional está indo contra esse código de Ética, pois adere uma conduta, a meu ver, desonrosa e age de má fé, devido estar selecionando a forma de tratamento pelo poder aquisitivo de cada um e também porque ao adotar essa conduta, acaba deixando “de lado” a dignidade da profissão, que é de suma importância para a sociedade.

Na leitura desse artigo pude perceber que através da Revolução Francesa que se seu tom à maioria dos diplomas da época, como, por exemplo, o código civil de 1916.

Foi através da Revolução Francesa que se fez a distinção entre os ideias da época, no qual instituíram ao individualismo, liberalismo como forma de supervalorização do homem e a delimitação dos limites invasivos a que o Estado teria que se adaptar.

Á partir daí surgiu então o que conhecemos como Estado de Direito. Porém com esse Estado de direito, via-se que o individualismo não poderia se sobre- sair, prejudicando “os mais fracos”, ou seja, priorizava o bem estar social não individual.

Sabemos que há todo momento está havendo transformações no mundo, o que não foi diferente há um certo tempo atrás.

Em meio há tantas transformações sociais de acordo com os vetores axiológicos o direito tinha como finalidade, criar uma sociedade mais justa, mantendo à valorização da ética e à prevalência da solidariedade social ideia contrária sobre o pensamento que se tinha no período do Iluminismo, onde neste valorizava-se o individualismo e o patrimonialismo.

Com isso fez-se à necessidade da criação de estatutos e microssistemas multidisciplinares que estivessem ligados e comprometidos com a Constituição Federal e o Código Civil.

Então vemos que a República Federativa do Brasil, basicamente tem por principal objetivo a ponderação dos valores teóricos do novo código civil, alguns exemplos seriam: o do prestígio aos valores sociais do trabalho e à livre iniciativa (art. 1o, IV e art. 170, caput, VIII e parágrafo único); o que reforça a secular máxima de que todo poder emana do povo (art. 1o, parágrafo único); o que enuncia o propósito inarredável de construir uma sociedade livre, justa e solidária (art. 3o, I), na qual haja justiça social (art. 170, caput), o que deseja garantir o desenvolvimento nacional (art. 3o, II); o que promete erradicar a pobreza, a marginalização, a redução das desigualdades sociais e regionais (art. 3o, III e art. 170, VII e VIII) o que estatui os princípios da propriedade privada (art. 170, II); da função social da propriedade (da propriedade empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com