TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética do amor, compromisso com o casamento, relações heterossexuais e preferências sexuais

Artigo: Ética do amor, compromisso com o casamento, relações heterossexuais e preferências sexuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias de hoje, o problema que norteia a ética está intimamente ligado à família, à sociedade civil e ao Estado. No âmbito familiar, a questão a ser discutida é a ética do amor, o compromisso do matrimônio, dos relacionamentos heterossexuais e as questões das preferências sexuais.

O relacionamento de pais e filhos em meio a presença dos meios de comunicação e da escola traz a discussão dos direitos e deveres de cada um dentro dos parâmetros das novas doutrinas tradicionais éticas. Além disso, a luta pela libertação da mulher ou de outros grupos oprimidos é uma exigência ética das mais atuais e urgentes.

Já os problemas que envolvem a sociedade civil referem-se o trabalho e à propriedade, pois num país onde a propriedade é um privilégio da minoria, como falar em ética? A enorme disparidade de salários, e em algumas situações até formas de escravidão, e ainda a não valorização dos trabalhadores por parte de seus empregadores trazem a tona o fato que não se pode pensar somente na ética por si só; exige-se, nesse caso, a mudança de todo sistema, pois a forma institucional do capitalismo de concentrar riqueza e poder nas mãos da minoria, cria um ambiente de evidentes desigualdades.

Por fim, em relação ao Estado, os problemas éticos são muito maiores e complexos. As leis, ordens e formas de organização impostas pelo Estado são questões éticas fundamentais que direcionam a liberdade do individuo enquanto cidadão.

Com a contribuição dos pensadores e filósofos que buscavam entender a ética é que podemos ter noção de que uma vida livre e mais humana depende de um sistema de valores, princípios e condutas presentes em cada ser, em cada individuo e que o Estado com suas políticas públicas podem favorecer ainda mais para uma consciência ética mais crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com