TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Filosofia

Seminário: Ética e Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Seminário  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e Filosofia

Etapa 3

Passo 4

“ O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais?”

Sim. O artigo 3º do código de ética do advogado preceitua:

“o advogado deve ter consciência de que o Direito é um meio de mitigar as desigualdades para encontro de soluções justas e que a lei é um instrumento para garantir a igualdade de todos.”

Assim sendo seria no mínimo incoerência alegar o contrario, é dever do advogado não fazer acepção de pessoas, o mesmo feriria o propósito da atividade que exerce com tal ato, agir de forma discriminatória, movido por motivos escusos é acima de tudo falta de caráter o que não pode e não deve ser característica tolerada principalmente nesse meio. Ao buscar justiça precisamos ser justos, logo tratar de maneira digna o ser humano é o mínimo que se faz afinal o advogado em juramento esta preso a ética.

Quem busca auxilio jurídico procura a justiça, ou seja, quer que a balança seja coerente, que a espada seja justa atingido o fim a que se destina e vendada para que julgue quem quer que seja de maneira ilibada. Tenho em mim que vai além de ser bom, o justo porque quem é bom pode ser injusto em sua bondade, mas o justo preza pelo que há de mais sagrado que é a retidão o compromisso com o correto. A ética como estudamos é o valor que temos e alguém valoroso têm compromisso com o ser humano e não com a condição social que esse tem ou não tem. E eu me pergunto onde fica o preceitos básicos da Constituição Federal, que prega a dignidade da pessoa humana? Como pode haver dignidade quando o homem vale o que têm e não o que é? É justamente por isso que a desigualdade toma níveis alarmantes e basta olhar a nossa volta para vermos que somos formados para ser justos, retos e aprendemos isso desde de pequeno, no entanto é impossível ser justo sem praticar a justiça nós mesmo, logo o advogado deve, de forma incansável e repetitiva buscar ser integro nas pequenas coisas, como apreciar a vida humana, fazendo jus a sua formação.

Citando, Aristóteles "Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade."

Devemos tratar o outro como queremos ser tratado. Mesmo sendo um clichê não deixa .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com