TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Moral: O que seria ética e moral?

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

 INTRODUÇÃO

O que seria ética e moral? Para falarmos do conceito ou significados destas duas palavras precisamos entender que são bem distintas uma da outra, a palavra ética etimologicamente vem do grego “ethos” que significa “modo de ser ou caráter” e a palavra moral etimologicamente vem do termo latim “mores” cujo significado é “relativo aos costumes”.

Temos o costume de pensar que ética e moral, são as mesmas coisas um grande engano:

Ética – Teoria, ciência ou conhecimento do comportamento moral que buscar entender e explicar a Moral.

Moral – É o conjunto de regras de uma sociedade, que orienta a convivência dentro desta mesma sociedade.

        Ao evidenciamos a distinção destas palavras, observamos que: as finalidades no sentido prático são muitos semelhantes, pois são ambas responsáveis por construir ou definir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

        Para que aja Ética e necessária que exista uma conduta ética, ou seja, que no caso tenha se, um entendimento ou discernimento sobre o que e certo e errado, sobre bem e mal, permitido e proibido, caracterizando assim uma consciência moral sobre os valores na qual a sociedade se define.

        A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas consequências do que faz e sente.

Entretanto a existência de moral ou consciência moral, não significa dizer que neste caso exista ética, pois cada sociedade atribui valores morais entre o que certo e errado, bem e mal, proibido e permitida, sendo assim o que para uma sociedade pode esta correta em outra sociedade a mesma conduta ou ato pode esta errada.

Como questionamento para exemplificar tal argumento como a moral pode ser discernida na sociedade, em alguns estados do Estados Unidos a pena de morte e proibida, já em outros a pena de morte e legalizada, já no Brasil a pena de morte e proibida, esse e um exemplo aonde verificamos que a moral ou consciência moral vem instituída de acordo com a cultura, com a qual a sociedade e formada.

A diferença entre ética e moral ou simplesmente conduta versus costumes deriva da diferente imposta sobre a formação cultural de cada sociedade, baseada nos seus costumes e crenças, assim como o pensamento moral de cada individuo, entre todos estão certos ou todos estão errados vai de acordo com a ética de cada um.

        

REFERÊNCIAS

Chauí, Marilena, CONVITE A FILOSOFIA - Ed. Ática, São Paulo, 2000.

http://www.significados.com.br/etica-e-moral/ (ACESSADO 28/02/2016)

www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/43087/a-diferenca-entre-moral -Artigo por Patrícia Souza Mejdalani - quinta-feira, 11 de abril de 2013 (ACESSADO EM 28/02/2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com