TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сonceitos de filosofia

Tese: Сonceitos de filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Já estamos no século XXI, se passaram cerca de cinco mil anos na história da humanidade, e ainda assim nossa concepção de mundo e a definição de tudo que nos rodeia, muda a todo o instante. Quem tem um papel fundamental nessa mutação diária é a filosofia, que desde os tempos antigos na Grécia, fascina e leva o homem a sempre forçar o limite de sua própria sabedoria, levando assim à evolução.

Podemos perceber que a filosofia permeia todo o conhecimento humano, e podemos dizer que seu nascimento se deu quando Tales de Mileto propôs algo radical para o pensamento humano na época: A agua é a matriz e origem de todas as coisas. Certamente dizer isso em uma região em que a religião no panteão de deuses gregos era fortíssima teve suas consequências, mas foi graças à esta afirmação que Tales mostrou ao mundo que é possível interrogar todo o conhecimento humanos, as bases do saber, como forma de propor novas ideias para velhas concepções. Deste dia em diante estava lavrado o nascimento da filosofia. Este pequeno gesto que deu origem a grandes pensadores pelo o mundo como Aristóteles, Kant, Descartes, Piaget, e tantos outros. Mas qual sua função na sociedade como um todo? O que realmente torna a filosofia como parte integrante de todas as pessoas em todas as épocas? Em poucas palavras, podemos dizer que a filosofia representa absolutamente tudo na vida moderna, pois foi através dela que alcançamos o padrão de vida que hoje constitui a sociedade moderna.

A filosofia vem como forma do homem indagar sua atual condição, buscando formas de melhorá-la, de alcançar novos paradigmas, novas concepções. É a pergunta sobre a pergunta. Platão exemplificou-a de um modo bem interessante em seu “Mito da Caverna”, mostrando o homem que vivia sem questionamentos, sem nenhuma perspectiva. Quando Platão diz que os homens viviam em uma caverna, acorrentados, apenas vendo as sombras na parede, ele cria uma alegoria, onde o home é prisioneiro de sua própria ignorância, que não o deixa ver a verdadeira realidade. Quando ele finalmente se liberta de suas amarras de ignorância e parte para a luz, ele está quebrando paradigmas e buscando novas alternativas, ele está buscando o conhecimento, representado através da luz.

Ora, então podemos dizer que através da filosofia que o homem evolui! É através do questionamento que o home se liberta e parte em busca de novas verdades, que também não são definitivas e podem se alterar em um piscar de olhos. Uma verdade filosófica é que o homem PRECISA da filosofia, para não estagnar seu conhecimento, como ocorreu no período obscuro da era medieval. Podemos observar essa necessidade na fala do grande escritor Fiódor Dostoievski: “Para destruir, aniquilar definitivamente um homem, infligir-lhe as punições mais terríveis, diante das quais o assassino mais feroz tremeria de pavor, basta apenas lhe atribuir um trabalho de caráter total e inteiramente inútil e irracional”. Podemos entender que o home precisa questionar, precisa de algo que eleve seu pensamento a fim de alcançar novas verdades e novos patamares.

Agora, transportando estes conceitos de filosofia para nosso mundo globalizado, para as empresas atuais, sejam elas micro ou grandes empresas; qual sua real importância?

Como foi dito anteriormente, os conceitos mudam a todo o instante, e na sociedade da “vila global” onde todos estão conectados com o que acontece no planeta, podemos multiplicar essas mudanças várias vezes. O que é verdade hoje, pode não ser amanha, e a moral e a ética também mudam. Os valores de uma sociedade estão em constante mudança e sofrem, direta ou indiretamente, influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com