TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abrangência da Antropologia

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 5

A Abrangência da Antropologia.

Antropologia e uma palavra iluminante que chama a atenção pelos dois substantivos que a compõem, ambos de origem grega: Anthropos = homem; Logos= estudo e também ‘razão’, “logica”. “Estudo do Homem” ou “logica do homem” são duas possíveis definições distintas, porem convergentes daquilo que se distinta por antropologia.

No primeiro caso, a Antropologia faz parte do campo das ciências – Ciências Humanas – tal como a Sociologia ou Economia; no segundo caso ela esta relacionada a temas que estão no campo da filosofia, da logica, da metafisica e da Hermenêutica, como se fora uma coadjuvante mais sensitiva.

Para surgir a Antropologia- cuja característica mais essencial e mirar o outro como um possível, igual a si mesmo.

O pensar antropológico, o pensar sobre o aparente paradoxo de o homem era um só, como ser- espécie da natureza, e ao mesmo tempo ser múltiplos em suas expressões coletivas, a cultura, o pensar sobre o diferente ser o mesmo, sobre as potencialidades reais e recônditas de cada cultura – e fruto desse momento criativo do Iluminismo. Assim, no seu primórdio iluminista, a antropologia se situa no campo da Filosofia, da especulação sobre o homem e suas possibilidades de ser e de agir.

A Antropologia nasceu como um modo revolucionário e radical do homem pensar a si mesmo, que empurra o homem aos esforços de superar seus preconceitos, suas próprias culturas, para poder entender e vivenciar a cultura do outro, ou seja, qualquer cultura.

Portanto, a antropologia nasceu no campo da Filosofia, como se fosse uma filosofia da cultura.

A antropologia passou a ser pensada como uma ciência que iria contribuir para enquadrar o homem e suas culturas num plano continuo, ou ao menos paralelo ao plano biológico.

Desde então, o pensar antropológico tem se desenvolvido tanto como ciência quanto como pensar filosófico, tanto como teoria, quanto como especulação, tanto como explicação, tanto como interpretação.

Antropologia com Ciências.

A Antropologia como ‘Ciência do homem’, a antropologia toma o homem, isto e, o ser humano, no sentido geral da coletividade, mas também de espécie da natureza e de ser da cultura e da razão, como um objetivo de estudo. Nesse sentido que a Antropologia se coloca como uma ciência lado a lado com a Sociologia, a Politicologia, a Economia, a Psicologia e suas respectivas especialidades e subdisciplinas – todos agrupados pelo termo “CIENCIAS HUMANAS” ou “CIENCIAS SOCIAIS”.

As ciências humanas tem o ser humano como seu objeto de estudo, mas cada qual o faz privilegiando ora um aspecto, ora uma parte, ora uma dimensão.

CIÊCIAS HUMANAS.

Suas subdivisões:

A Sociologia como sugere o seu nome, ela cuida da sociedade, o homem como ser coletivo vivendo em família, ou em grupos.

A Economia estuda o homem em seu espaço material, a produção de bens de uso, que se transforma em bens de troca e também estuda uma forma para melhor distribuição de bens para o consumo.

A Politicologia, ou Ciência Politica, reporta-se ao estudo das dimensões do poder que permeia as relações entre os homens, as classes sociais, as instituições, especialmente o Estado, as sociedades e as nações. A Politica foi pensada pelos filósofos gregos como um saber e uma arte de equilibrar interesses dispare em prol de um bem comum.

Por que, o uso, ou mau uso do poder sempre se da em detrimento de alguém; por isso, a ciência politica refere – se muito mais a conflitos do que a negociação e convivência.

Já a Psicologia perscruta a psique dos homens, sua formação mental e emocional, a relação própria de cada pessoa com o ambiente em que vive. E uma ciência bipartida entre o aspecto fisiológico e o aspecto mental do homem.

A Psicologia discorre, portanto sobre o ser humano como individuo tanto consciente quanto inconsciente de si.

No sentido mais ambicioso, a Antropologia e a ciência humana que presume abordar um pouco de tudo que cada outra ciência humana aprecia. Primeiramente, ela busca tratar da condição fundamental de ser uma espécie biológica. Em segundo lugar, essa ciência visa ao homem como ser de cultura, um modo de ser para além dos condicionamentos da natureza, para o que subentende uma inteligência capaz de encarar o mundo. A natureza biológica permite fazer. O fazer não significa somente produzir os meios de sua sobrevivência (Economia), mas também Pensar (filosofia), desejar (Psicologia), e relacionar- se uns com os outros (sociologia e politica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com