TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amazônia Legal

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Ibirubá

ANA LARA KUHN

LUCAS CORNELIUS BRUM

VANIELY THAÍS MALDANER

AMAZÔNIA LEGAL

Ibirubá

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CAUSAS DO CONFLITO
2.2 REFORMA AGRÁRIA
2.3 MST (MOVIMENTO SEM TERRA)

  1. CONCLUSÃO

  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho serão abordados o conceito de Amazônia Legal, o histórico de sua criação, seus dados estatísticos, seus objetivos e desafios. Ressaltando a sua importância para o Brasil, assim como, a urgência de sua preservação.

        

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONCEITO E HISTÓRICO DE CRIAÇÃO

Amazônia Legal é uma área que corresponde a 61 % do território brasileiro, com 5.217.432 km².  Ela abriga todo o bioma Amazônia brasileiro, 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal Mato-grossense.   Englobando o estado do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do estado do Maranhão.

[pic 1]

Para incorporar uma região pouco desenvolvida e povoada, a Lei 1.806, de 06/01/1953 criou a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), extinta atualmente, e agregou à Amazônia Brasileira, os estados do Goiás, Maranhão e Mato Grosso. Esta lei também definiu que esta área seria chamada de Amazônia Legal, e através dela o subdesenvolvimento econômico daquela parte do país seria combatido. Em 1966, a SPVEA foi substituída pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), órgão que coordenava, supervisionava, elaborava e executava programas e planos de outros órgãos federais.

A forma atual da Amazônia Legal, em relação a seus limites, foi definida pela Constituição de 1988, incluindo Tocantins, Roraima e Amapá. Atualmente a região é responsabilidade por uma nova versão da SUDAM, criada pela Lei Complementar n°124, de 3 de janeiro de 2007 e vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

  1. DADOS ESTATÍSTICOS

        A Amazônia Legal, apesar de ser um vasto território abriga 12,4% (cerca de 21.056.532 habitantes) da população nacional, sendo assim a menor densidade populacional do país. Mesmo tendo a menor densidade populacional a região tem cerca de 55% da população indígena do país, sendo a região que mais tem índios no país.

[pic 2]

Segundo o Sistema de Alerta do Desmatamento, entre agosto de 2014 e maio de 2015 foram desmatados 2.286 km² de floresta da Amazônia Legal, o que corresponde a um aumento de cerca de 170% comparado com a mesma época no ano anterior.

[pic 3]

O território da Amazônia Legal está dividido em 4 classificações, são elas:

  • Não-florestal: região onde é coberta por cerrados e campos, correspondente a 24% da Amazônia e, também, sendo a área com maior densidade demográfica. A economia baseia-se na pecuária e agricultura;
  • Sob pressão: são as regiões correspondentes aos municípios situados nas fronteiras de desmatamento. Representa cerca de 14% da região, onde a pecuária e a extração de madeira são as principais atividades econômicas;
  • Florestal: é a região de conservação da Amazônia (que não foi desmatada), correspondente a 52% da região, na qual a atividade econômica se baseia na produção de gás-petróleo e exploração mineral;
  • Desmatada: representa 10% da região, são as áreas onde teve grande exploração madeireira e, assim, ficaram desmatas.

[pic 4]

  1. OBJETIVOS E DESAFIOS

O objetivo da criação da Amazônia Legal foi promover e planejar o desenvolvimento da social e econômico da região amazônica, também englobando partes onde se situam áreas de cerrado e pantanal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (978.9 Kb)   docx (957.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com