TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Artigologistica na Logística

Por:   •  12/4/2019  •  Exam  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

2 Desenvolvimento da logística reversa nas empresas do Ceará

        Há cerca de 20 anos atrás, no Brasil, falar sobre logística reversa era algo raro. O entendimento até então sobre o assunto era bem escasso e era seus processos eram tratados como um processo inútil para os interesses empresarias. Contudo, com a necessidade do reaproveitamento e da destinação final de produtos que não poderiam ser mais utilizados na sua forma “normal”, houve-se a necessidade de criação de uma lei específica para auxiliar e regulamentar a responsabilização da destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

         A Lei 12.305/10 – a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), define a logística reversa como: “um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”         

        A PNRS determina a incumbência do empresariado de estruturar e de implementar sistemas de logística reversa, promovendo o recolhimento de seus produtos ao serem descartados. Funcionando da seguinte maneira: “os consumidores deverão devolver os produtos e suas embalagens integrantes dos Sistemas de Logística Reversa vigentes, após o uso, aos comerciantes e distribuidores nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Os comerciantes e distribuidores deverão efetuar a devolução dos produtos e embalagens reunidos aos fabricantes e/ou aos importadores, os quais farão a destinação ambientalmente adequada do material retornado.”

          Contudo, atualmente, grandes empresas possuem esta modalidade não só por obrigação mas também como um fator crucial para se destacar das demais organizações, pois consumidores por vezes escolhem marcas que se comprometem com suas obrigações socioambientais. E como também uma oportunidade de negócio. E no Ceará não foi diferente.

          Temos como referência a empresa cearense Grupo Aço Cearense, que fazem com que 70% da matéria prima que utilizam na produção do aço seja proveniente de sucata e material reciclado. Tornando-a a maior recicladora do Norte Nordeste.

          Outros exemplos podem ser citados como: a realização da 6º edição do Recicla Nordeste, pelo SINDIVERDE-CE (Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará), a qual é conhecida como “Feira da Industria da Reciclagem e Transformação”, um evento que tem produtos e serviços voltados para a indústria e comercio de reciclagem e transformação. Reuni empresários, executivos, compradores, gestores ambientais, profissionais autônomos e representantes do poder público e de ONGs de todas as regiões do Brasil, tornando possível a troca de interesses para o conhecimento de oportunidades de negócios, de lançamentos de tecnologias e tendência de produtos.

Referências:

Logística Reversa. Secretaria do Meio Ambiente. Disponível em: < https://www.sema.ce.gov.br/logistica-reversa/>. Acesso em: 08 abr. 2019.

Logística reversa é prática importante para o mercado de reciclagem. O Estado CE. Disponível em: < http://www.oestadoce.com.br/cadernos/oev/logistica-reversa-e-pratica-importante-para-o-mercado-de-reciclagem>. Acesso em: 08 abr. 2019.

     

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com