TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Geografia

Por:   •  29/9/2021  •  Ensaio  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Os recursos naturais são elementos da natureza que ainda não sofreram algum tipo de alteração antrópica, sendo comuns em áreas de preservação ambiental. Entretanto, também podemos encontrar esses recursos em áreas densamente povoadas, pois a natureza está presente nesses locais, mesmo que de forma mínima.

O que são recursos naturais?

Podemos definir os recursos naturais como qualquer elemento da natureza que ainda não tenha sido transformado pela ação humana, sendo vitais para a sobrevivência dos organismos vivos do planeta, como os animais e os humanos. Eles suprem a necessidade dos seres vivos, o que os torna extremamente importantes à manutenção da vida.

Os recursos naturais são assim chamados quando analisamos a relação homem-natureza. Isso ocorre devido ao uso da natureza pelos humanos para a transformação do espaço em que vivemos. Uma árvore se torna um recurso natural quando a utilizamos para comer (frutos), construir abrigo (madeira) ou mesmo para nos aquecer (madeira e folhas).

Tipos de recursos naturais

Devido à definição ampla de recursos naturais, tais elementos podem ser divididos em vários subgrupos, a saber: biológicos, minerais, energéticos e hídricos.

Os recursos biológicos também são traduzidos como recursos de origem animal e vegetal. Eles auxiliam na nossa alimentação, vestuário, locomoção, fornecimento de remédios para a indústria farmacêutica e muitas outras ações.

Como recursos minerais, podemos citar as areias, rochas e outros minérios, como ferro e prata. Esses recursos despertam nos humanos a cobiça, pois lhes foi atribuído um valor significativo, tornando-os motivo de guerra entre povos e nações ao longo da história.

Os energéticos, como o nome sugere, são recursos que geram energia para as atividades humanas, como a água na produção de energia nas usinas hidrelétricas, a luz solar utilizada na energia solar, e a força dos ventos empregada na energia eólica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com