TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Mao Tse Tung

Por:   •  4/4/2018  •  Bibliografia  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Mao Tse Tung

Nome: Jeniffer e Ana Carolina        

Turma: 91

Professor: Charles

Disciplina: Geografia


Introdução:

Neste trabalho iremos apresentar a biografia de Mao Tse Tung, quem ele foi, qual sua importância, sua origem etc


Conclusão:

Neste trabalho concluímos que Mao Tse Tung filho de trabalhadores rurais se tornou um líder comunista chinês e presidente do Partido Comunista.

Eleito presidente da China, introduziu importantes mudanças, umas delas foi dar suma importância a agricultura ao invés da indústria pesada. Com a implantação do plano de desenvolvimento “Grande Salto para frente” no qual foi um fracasso, Mao foi afastado do Partido Comunista Chinês.

Mesmo ao deixar o cargo de presidente da China, manteve a presidência do partido. Logo depois, Mao promove uma campanha de educação socialista, na qual destacou a participação popular massiva como única forma de conseguir um verdadeiro socialismo. Em 1966, volta ao poder ao comandar o movimento de Revolução Cultural


Tema:

Mao Tse Tung foi um importante líder comunista chinês do século XX. Nasceu na cidade chinesa de Shaoshan no ano de 1893. Filho de trabalhadores rurais, viveu sua infância em que a educação escolar só era considerada útil na medida em que pudesse ser aplicada nas tarefas do seu cotidiano como levar registros, as próprias produções agrícolas e outras atividades. Assim sendo, Mao Tse Tung abandonou os estudos com seus treze anos para dedicar-se totalmente ao trabalho na granja da família. O jovem Mao deixou a casa paterna e entrou na escola de magistério em Changshga, onde teve seus primeiros contatos com o pensamento ocidental. Mais tarde, alistou-se no exército nacionalista, onde serviu durante meio ano e, em seguida, voltou a Changsha e foi nomeado diretor de uma escola primária. Pouco tempo depois, trabalhou na universidade de Pequim como bibliotecário auxiliar, e leu entre outros, Bakunin e Kropoktin, além de ter tido contato com dois homens chave da até então a revolução socialista chinesa: Chen Dixiu e Li Dazhao.

        No dia 4 de maio de 1919, estourou em Pequim a revolta estudantil contra o Japão, situação na qual Mao Tse tung tomou parte ativa. Em 1921 Mao participou da criação do partido comunista, quando o PC (Partido Comunista) formou uma aliança com o Partido Nacionalista, Mao ficou  responsável pela organização. Posteriormente Mao volta para sua cidade natal e entende que os sofrimentos dos camponeses era a força que deveria promover a mudança social naquele país, ideia que expressou um de seus textos chamado Pesquisa sobre o movimento campesino em Hunan. Contudo, a aliança com os nacionalistas foi quebrada, os comunistas e suas instituições foram dizimados e a rebelião campesina foi reprimida. Mao e um grande número de camponeses fugiram para a região montanhosa de Jiangxi, local do qual dirigiu uma série de guerrilhas contra Jiang Jieshi, chefe de seus antigos aliados. O exército vermelho, nome dado às milícias do partido comunista, conseguiu ocupar várias regiões do país.

Em 1930, a primeira esposa de Mao foi assassinada pelos nacionalistas. Depois disto, Mao contraiu matrimônio com He Zizhen. No ano seguinte, foi proclamada a nova República Soviética da China, da qual o mesmo foi eleito presidente, e desafiou o comitê do seu partido a abandonar a burocracia da política urbana e centralizar sua atenção nos camponeses. Mesmo perante as vitórias de Mao na primeira época da guerra civil, em 1934, Jiang Jieshi, conseguiu cercar as tropas do exército vermelho, fato que fez Mao empreender o que ficou conhecido como a Longa Marcha desde Jiangxi até o noroeste da China que fez com que mais de 100 mil comunista chineses participassem dessa marcha. No entanto, o Japão tinha invadido o norte do país, fato que motivou nova aliança entre comunistas e nacionalistas para enfrentar o inimigo comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (748.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com