TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biotecnologia

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Biotecnologia

A biotecnologia, de forma resumida, é uma área interdisciplinar que consiste na utilização de organismos, modificados ou não, em processos capazes de produzir ou modificar produtos e processos bioquímicos

A biotecnologia pode ser encontrada na área da agropecuária, indústria e saúde humana. Por isso, veja a seguir alguns exemplos:

Na diabetes tipo 1, o organismo produz pouco ou quase nada de insulina, um hormônio responsável por mover a glicose para dentro das células, sendo assim, cabe a esse indivíduo receber, por injeção, o devido hormônio, mas como? Simples, a biotecnologia desenvolveu um processo bioquímico que utiliza a tecnologia do DNA Recombinante em uma reação planejada, que se valida pela inserção de uma porção de um DNA humano, com a codificação do hormônio, em uma bactéria que produzirá a insulina.

Ademais, é importante ressaltar que a biotecnologia é fundamental para a agropecuária, uma vez que ela auxilia na melhora da qualidade de produção na agricultura. Seria o exemplo da introdução de genes de proteínas, provindas de bactérias, em uma plantação de milho. O interessante é que essa proteína, ao ser ingerida por um inseto, é modificada dentro do seu organismo e causando sua falência, não sendo tóxica aos seres humanos.

Outrossim, alguns outros processos desenvolvidos com organismos estão exponencialmente envolvidos com a indústria, que seria o caso da produção de iogurtes, etanol e CO² para produção de pão.

Bioinformática

A bioinformática é uma área relativamente nova, mas isso é inversamente proporcional a sua importância para a biologia molecular e, consequentemente, a biotecnologia.

Ela trata, basicamente, a modelização e análise de pesquisas biológicas, ou seja, é uma mistura tanto de áreas da informática quanto da bioquímica, tornando, a bioinformática, uma área interdisciplinar.

Essa área é importante para as áreas da agropecuária, saúde humana e indústria? Sim, é mais do que isso, pois ela foi a base para o desenvolvimento da biologia molecular que, por sua vez, possibilitou a aprimoração e criação de processos bioquímicos que envolvem organismos, ou seja, refiro-me mais uma vez a biotecnologia.

Biologia Molecular

Como já vimos antes, a biologia molecular é a área da biologia responsável por estudar os ácidos nucleicos e as sínteses proteicas exercidas por eles. Sendo, também,  uma área fundamental para que os processos empenhados pela biotecnologia continuem e aprimorem, portanto, ela é a prática das teorias da biologia molecular

Relações

A bioinformática surgiu em função da biologia molecular, esta que pôde progredir em suas pesquisas, inovando e reparando erros ao longo da sua história, por fim, a biotecnologia usou dos resultados dessa junção de forças, executando, na prática, o que as pesquisas lhe dão como base para desenvolver seus processos, sendo eles produtores ou modificadores.

Vale ressaltar, por fim, o Projeto Genoma Humano, que é uma pesquisa científica-tecnológica baseada na meta mapear todos os genes do genoma humano, bem como descrever a sequência completa de todos os nucleotídeos que formam a longa hélice de DNA nos 23 pares de cromossomos humanos.

Esse projeto tem um caráter homogêneo, porém, é possível decifrá-lo, uma vez que utilizou de tecnologias da área da informática (bioinformática), desenvolvimento de pesquisas que envolviam o material genético e os processos desenvolvidos por ele (biologia molecular) e, em conclusão, processos práticos para haver a ratificação definitiva das teorias (biotecnologia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com