TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARTOGRAFIA ANALÓGICA À NEO CARTOGRAFIA: NOSSOS MAPAS NUNCA MAIS SERÃO OS MESMOS

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 2

FREITAS, Maria Isabel Castreghini de. Da Cartografia Analógica à Neocartografia: Nossos mapas nunca mais serão os mesmos. Revista do Departamento de Geografia. USP, v. Espe-cial Cartogeo, p.23-29. 2014. Disponível em: <http://www.revistasusp.br/rdg/article/view/85547> Acesso em: 19 de abril de 2016.

Maria Isabel Castreghini de Freitas possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é Professora Livre-Docente do Departamento de Planejamento Territorial e desenvolve Projeto de Pesquisa em Geotecnologias aplicadas na Análise da Vulnerabilidade Socioambiental. Maria Isabel é responsável pelas disciplinas Cartografia e Sistema de Informação Geográfica e possui como áreas de pesquisa Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Ensino de Cartografia, em espe-cial Cartografia Tátil.

Em seu artigo “Da Cartografia Analógica à Neocartografia: Nossos Mapas Nunca Mais serão Os Mesmos?” a autora Maria Isabel Castreghini de Freitas descreve uma nova tendência de pesquisa e divulgação de dados cartográfica denominada Neocartografia. A mesma define a Neocartografia como uma evolução da cartografia tradicional, diretamente relacionada à popularização da internet e as novas tecnologias.

Freitas ressalta que por meio de dispositivos digitais como navegadores de internet e telefonia móvel, como os smartphones, dentre outros, a evolução da cartografia tornou os ma-pas mais acessíveis. A autora ratifica esse advento ao citar Turner, que considera o uso da in-ternet como fundamento essencial para concretização dos documentos cartográficos, através de softwares como o Google Mapas.

A autora exemplifica como a Cartografia se tornou popular nos dias atuais, através de jogos, videogames e aparelhos celulares utilizando tecnologias avançadas integradas com sis-temas operacionais inteligentes como o Android(Google Inc)., iOs (Apple Inc.), WP (Micro-soft), que apresentam cada vez mais programas aplicativos do tipo APP.

Segundo Freitas, a importância da Neocartografia para a área da Geografia, segurança publica e para o setor produtivo é inquestionável, pois permitirá uma ampliação da Cartografia, ficando mais acessível para todos.

Portanto, a partir desse texto de Maria Isabel Castreghini de Freitas, concluímos que a as novas tecnologias ligadas à cartografia estão se tornando essenciais na elaboração e na di-vulgação de pesquisas. O uso de aplicativos e dispositivos digitais tem colaborado com pes-quisas de dados e de campo mais precisas, e na inclusão de pessoas portadoras de necessida-des educacionais especiais no contato com diferentes dispositivos tecnológicos ligados à car-tografia visando a inclusão educacional e social dos mesmos. Apesar de ser apenas uma parte de um texto retirado de um artigo, ressaltamos que o mesmo apresenta informações importan-tes e relevantes a todos os estudiosos e profissionais da ciência cartográfica. Ao mesmo tempo, percebemos que se trata de um texto informativo, de fácil compreensão, baseado em estudos e congressos internacionais que se reverberam em um referencial teórico de bem conceituado.

Sendo assim, a leitura do texto “Da Cartografia Analógica à Neocartografia: Nossos Mapas Nunca Mais serão Os Mesmos?” de Maria Isabel Castreghini de Freitas se torna essen-cial para estudantes e especialistas em Geografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com