TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARTOGRAFIA PROJETO PRATICA

Por:   •  25/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

CARTOGRAFIA

PROJETO PRÁTICA

Esse projeto prática tem por objetivo analisar espacialmente um conjunto de dados econômicos e sociais, para que possamos estabelecer algumas conclusões á respeito da segregação sócio espacial e do nível de escolaridade, de um censo Demográfico do ano de 2000, com dados do município de Piracicaba-SP, com aproximadamente 370.000 habitantes.  

Aluno = Sérgio Carvalho de Souza RA=8047763

Geografia licenciatura - DGGEO1801JPRA0S

Professor = André Barioni

[pic 1][pic 2][pic 3]


TABELA 1 Pessoas  Residentes – 10 anos ou mais de idade Rendimento Nominal Mensal de até 1 salário mínimo

[pic 4]                                    fonte = adaptado de IBGE(2000)

De acordo com essa pesquisa pessoas que ganham até 1 salário mínimo, é bem distribuído em vários bairros de Piracicaba-SP, mais concentrado em bairros centrais, por causa de mais oportunidade de serviços, é onde necessita de mão de obra.

TABELA 2 – Pessoas Residentes- 10 anos ou mias de idade Rendimento Nominal Mensal de mais de 10 e 20 salários mínimos 

[pic 5]

                                      Fonte= adaptado de IBGE (2000)

Sobre mais de 10 e 20 salários mínimos esses dados mostra que é maior o numero de pessoas que ganham salários melhor, está na região central de Piracicaba-SP, onde concentra grandes empresas, onde ter melhor estudo e qualificação e obrigatórios para se ter melhores cargos e grandes salários.

Tabela 3- Pessoas Residentes – 10 anos de idade Rendimento Nominal Mensal de mais de 20 salários mínimos

 [pic 6]

                                Fonte= adaptado de IBGE (2000)

De acordo com esse dado do censo do IBGE e grande o numero de pessoas com grandes salários nos bairros centrais, com maior salário, maior é seu poder de compra, de educação também. Deixando a periferias e morando em condomínios e apartamentos de luxo.

Tabela 4 – Pessoas Residentes- Freqüência á creche ou escola nível ensino superior

[pic 7]

                                  Fonte= adaptado IBGE (2000)

Em meio a mais de 370 mil habitantes o percentual o de pessoas que freqüenta escola nível superior e muito pequeno em locais mais afastados do centro de Piracicaba-SP, talvez a falta de oportunidade tanto pra estudar, tanto pra trabalhar, acaba gerando grande numero de pessoas que não tem nível de ensino médio ou superior.

Tabela 5 – Pessoas Residentes- Freqüência á creche ou escola nível de ensino: Mestrado ou Doutorado

[pic 8]

                                    Fonte= adaptado de IBGE (2000)

Mestrado e Doutorado não são para muito, por causa do preço da qualificação pra se qualificar gasta muito, tem dinheiro ou um emprego que lhes dê condições de estudar e arca com os estudos, isso esta visível nesse censo do IBGE, mostrando que só em grandes centros localiza um maior numero de pessoas com Mestrado ou Doutorado, isso não significa que em bairros afastado não tenha, mias em menor numero.

Observando os cincos mapas temáticos de acordo com o cruzamento de dados e do critério usado na tabela, observa-se que quanto maior é nível de escolaridades das pessoas, é maior seu rendimento, causando uma busca bairros que mais centralizados, onde as oportunidades de serviços e de melhores salários são maiores que em bairros mais afastados do centro. Com isso é grande a concentração de pessoas com maior grau de graduação trabalhando em bairros centrais, devido ao seu nível de escolaridade, quanto mais graduação, maior será seu rendimento mensal, conseguintemente é maior seu poder aquisitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (723.4 Kb)   docx (566.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com