TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cartografia Nas Aulas De Geografia

Ensaios: A Cartografia Nas Aulas De Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  3.207 Palavras (13 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO- UFMT

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA LICENCIATURA

A CARTOGRAFIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

CUIABÁ

2014

Adão Fogaça da Silva

A CARTOGRAFIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Trabalho A Cartografia nas Aulas de Geografia Orientação e Localização, apresentado ao curso de Geografia/Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, como instrumento parcial de avaliação da disciplina de Projetos Educativos em Cartografia, ministrada pelo Prof. Jose Carlos Ugeda Junior.

CUIABÁ

2014

Sumário

Introdução 4

Objetivo Geral 5

Objetivos Específicos 5

Justificativa 6

Metodologia 6

Como se orientar na superfície terrestre 7

Orientação pelos astros 7

Orientação por instrumentos 8

Como se localizar na superfície terrestre 9

Paralelos e latitudes 9

Meridianos e longitudes 10

Proposta de atividade 11

Procedimento 13

Conclusão 15

Bibliografia 16

Introdução

Geralmente conhecemos bem o lugar que moramos, sabemos como chegar a determinados lugares como: escolas, casa de amigos entre outros lugres, ou seja, sabemos perfeitamente qual a direção exata para ir e voltar a esses lugares. Contudo as crianças não sabem ou não compreendem os conceitos espaciais usados pelos adultos.

Isso porque para a criança a representação do espaço inicia com o que está a sua volta, ou seja, através de suas vivencias por meio do movimento, deslocamento, brincadeiras com colegas entre outras.

Como já vimos primeiramente à criança estabelece uma noção de espaço por meio do que está próximo depois passa a perceber outros espaços que vão se distanciando a partir do momento que a idade aumenta, passando a perceber também espaços mais distantes.

É importante desenvolver no aluno a noção espacial para que ele mesmo possa olhar a sociedade de uma maneira consciente e critica, mas para isso se faz necessário o conhecimento de conceitos e referenciais espaciais voltadas para a compreensão de como a sociedade organiza seu espaço, geralmente esses conceitos são aprendidos na escola, digo geralmente porque nem sempre os professores das séries iniciais conseguem desenvolver em seus alunos esse conhecimento e sua deficiência em transmitir tal conhecimento muitas vezes se dá pela ineficiência de sua formação acadêmica.

Contudo nos dias atuais o mapa que é a forma mais antiga de localização passou do papel para o digital, se caracterizando como um meio importante para o professor trabalhar o desenvolvimento de conceitos básicos de orientação e localização em seus alunos, mas isso não significa que por que temos os mapas digitais e inúmeras informações disponíveis nele, o professor abandone os métodos já utilizados, muito pelo contrario a tecnologia e os mapas digitais devem ser usados como um meio de contribuir na formação do seu aluno e não como um fim. A orientação e localização é o primeiro passo para despertar no aluno o interesse pelo aprendizado.

Objetivo Geral

É objetivo geral de o trabalho apresentar formas de se desenvolver o conhecimento de noções básicas de orientação e localização nas aulas de geografia através da cartografia. Contribuir com atividades lúdicas para alfabetização cartográfica para alunos do Ensino Fundamental.

Objetivos Específicos

Discutir as formas de trabalhar os conceitos básicos, demostrar que a partir do conhecimento de orientação e localização o aluno passa a olhar com outros olhos o seu dia a dia inclusive mudando sua visão de mundo, percebendo que é individuo atuante na sociedade;

Propor formas de se trabalhar o tema de uma maneira que integre professores e alunos onde o mapa não mais seja lido como um recurso de orientação e localização de fenômenos, mas sim como um meio de analisar os elementos do espaço e interpreta-lo.

O assunto abordado foi dividido em subtemas escrito com uma linguagem simples e objetiva para comtemplar todos os interessados.

Primeiramente apresentamos brevemente como as pessoas se orientavam no passado e como se orientam hoje, posteriormente como se localizam, o que são paralelos, meridianos, latitude e longitude, e finalmente como se trabalhar esses conceitos em sala de aula, despertando o interesse dos alunos pela ciência geográfica.

Justificativa

Quais motivos causam a deficiência na formação dos profissionais da educação? As escolas esta preparada para lidar com os novos alunos? Alguns problemas foram encontrados para realização da pesquisa, aqui destacamos a falta de informação atualizada sobre o tema, e em alguns casos os próprios educadores por diversos motivos não estão interessados em se atualizar, um dos motivos identificados para resistência de alguns profissionais é a falta de incentivo do poder publico, que não oferece meios para que o educador desenvolva suas atividades satisfatoriamente, em algumas escolas mesmo com o desejo do professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com