TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula - geografia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA


Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Geografia nos cursos técnicos.


Objetivo geral

- Compreender a evolução da Geografia como matéria do Brasil para, a partir dessa informação, compreender os fundamentos teórico-metodológicos relacionados ao ensino da Geografia.

Objetivos específicos

- Conhecer como seu deu a introdução da Geografia no país e suas implicações no ensino escolar

- Entender o processo evolutivo do ensino de Geografia no país

- Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam o ensino de Geografia

Tempo estimado 

1 aula de 45 minutos.

Recursos 

- Caderno

- Lápis / caneta

Metodologia de ensino

Exposição de informações teóricas acerca do ensino de Geografia no país e dos fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da Geografia e sua importância para o desenvolvimento da consciência do indivíduo, no caso o aluno, como cidadão e parte de um espaço e como personagem capaz de mudar a realidade que o cerca e ser mudado e condicionado por ela.

 

Condução da aula

O conteúdo trabalhado no período da aula será “Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Geografia nos cursos técnicos.”. A aula será dividida em três partes distintas, que são:

*Parte inicial*

Realizar um breve retrospecto da introdução da Geografia como matéria de estudo no sistema escolar do país, visando demonstrar a problemática de adequação do ensino à realidade do Brasil e a compreensão de sua evolução como disciplina educacional.

*Parte principal*

- Exposições acerca dos fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Geografia

*Parte final*

- Conclusões sobre o tema: a importância da evolução da Geografia como ciência e como disciplina de ensino para o entendimento do mundo e para formação de indivíduos pensantes e críticos da realidade, a relevância da consideração da realidade do aluno como fator norteador da adaptação da metodologia ao seu locus e modus vivendis, a necessidade de haver sempre uma integração entre essa realidade, a matéria em si e outras disciplinas na promoção de um conhecimento integrado.

Avaliação

Realizar uma pesquisa sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Geografia; trazendo, preferencialmente, exemplos e novidades do mercado.

Referências

ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS. Revista Terra Livre: A prática do ensino de Geografia. N. 8, ano 1991. Disponível em: http://www.agb.org.br/files/TL_N8.pdf Acesso em: 12/09/2012.

CUSTODIO, Vanderli (org.). Fundamentos teórico-metodológicos do ensino e da pesquisa em Geografia: textos selecionados das primeiras publicações da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Geografia (1935-1936) e Boletim da AGB (1941- 1944). Disponível em : http://www.agb.org.br/documentos/Vanderli_Custodio_Fundamentos_2012.pdf Acesso em: 13/09/2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com