TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA - GEOGRAFIA

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

Faculdade de Educação

Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino

Ensino de Geografia Aplicado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Crianças, Jovens e Adultos

Aluna: Raquel Malaquias Rosse            Turma: 2

Professora: Ilaina Damasceno

Plano de Aula

Temática: Estudando o espaço geográfico do bairro em que moro.

Turma: 5º ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Geografia

O lugar explorado, estudado e analisado pelos alunos será a partir do Park shopping, no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro. O Park shopping se situa no entorno da escola destes alunos, por isso será o lugar de ponto de partida de nosso estudo.

Objetivo Geral

Compreender o espaço geográfico como uma construção resultante da história de vida produzida pelos homens em relação à natureza, conhecendo e explorando o espaço geográfico em seu entorno, possibilitando ao aluno a aprendizagem de conceitos geográficos.

PLANO 1: Estudo do Lugar

Objetivo específico: Observar para conhecer o lugar, o que existe nele e sua localização no conjunto do espaço.

Noções/Conceitos: Lugar e Espaço Geográfico.

Metodologia: Para iniciar a atividade será entregue aos alunos uma folhinha com um texto informativo elaborado pela professora, com o seguinte título: “Você sabia?”, onde os alunos irão ler em conjunto na sala de aula. O texto contendo informações sobre as proximidades da escola, (especificamente informações sobre o histórico do Park Shopping o qual se localiza nas redondezas da escola e será estudado por ser o mais frequentado pelos alunos. Já com algumas informações sobre o bairro em que mora e estuda, a professora (o) irá propor um passeio ao Park shopping, onde os alunos serão estimulados a observar o percurso da escola até o shopping, identificando o que estes locais possuem, descrevendo o que eles vêem tanto no caminho, quanto dentro do shopping.

É importante conscientizar os alunos de que as relações que as pessoas estabelecem com os mais diversos ambientes e os modos de agir das pessoas, diz muito sobre o funcionamento e a forma que seu bairro se apresenta, como também as influencias globais que afetam as práticas, os modos de viver e de ser do lugar em que pertencem.

Ao final do passeio escolar, será executado um piquenique na área externa (gramada e com árvores) do shopping para lanchar e em seguida abrir uma roda de conversa. Começar perguntando aos alunos o que observou no passeio, o que mais chamou sua atenção, quais foram os problemas encontrados no caminho, a relação que as pessoas possuem com a natureza e com o ambiente urbano, o que mais gostou e o que menos gostou?

Recursos: Folha de Papel A4 impressa com o texto “Você Sabia?”, Transporte para passeio, toalha para piquenique.

Avaliação: Avaliar se o aluno compreendeu as informações pertinentes ao lugar e se identificaram as características presentes no conjunto do espaço.

Tempo: 3 horas (sujeito a alterações).

PLANO 2:  Análise da Paisagem

Objetivo específico: Perceber as transformações do espaço geográfico através da análise da paisagem e identificar os diferentes elementos que constituem uma paisagem.

Noções/Conceitos: Paisagem

Metodologia: Iniciar a aula problematizando as transformações que o homem causa na paisagem, seja elas natural e pouco modificada pelo homem, ou as que apresentam as grandes modificações pelo ser humano; Apresentando imagens aos alunos que demonstrem essas mudanças ao longo do tempo, como é o caso do park shopping em campo grande. Em aula expositiva mostrar como se deu a construção do park shopping, a (o) professora (o) deverá expor através de imagens como era o local antes da construção, durante e depois com os impactos que a construção do shopping causou nesta localidade. Em seguida, os alunos farão a elaboração de uma HQ do local em que se situa o park shopping. A História em quadrinhos deverá conter tudo que os alunos observaram, expressando seus sentimentos para assim dar sentido às suas histórias de acordo com as relações sociais expressas no lugar. Com as HQS prontas, os alunos irão descrever em seus cadernos os elementos da paisagem que foi desenhado através de suas observações, definindo se a paisagem desenhada é uma paisagem rural ou urbana e se existe alguma transformação causada pelo homem na paisagem.

Recursos: Imagens impressas ou projetor multimídia, caderno, Lápis, Lápis de cor, folhas ofício.

Avaliação: Avaliar se os alunos foram capazes de perceber as transformações causadas pelo homem na construção do espaço geográfico e se os alunos identificaram os elementos de uma paisagem.

Tempo: 2 horas e 30 minutos (sujeito a alterações, podendo aumentar o tempo de aula).

PLANO 3 : Cartografia Alternativa

Objetivo específico: Conhecer os principais fundamentos da cartografia e desenvolver o interesse pela representação e transformações do espaço vivido tendo uma observação mais crítica da ocupação espacial.

Noções/Conceitos: Orientação geográfica

Metodologia: Iniciar as atividades relembrando o passeio realizado ao park shopping, onde existem televisores com mapas para que as pessoas possam se localizar (saber onde está, souber para onde quer ir e onde os objetos estão localizados. Com isto, os alunos poderão refletir sobre a cartografia para orientação, sendo importante que o professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos dos alunos sobre o tema da cartografia. A seguir o professor solicitará à turma que observe os mapas convencionais que possuem na escola e então propor aos alunos que elaborem um mapa do bairro dos seus sonhos, para em seguida trabalhar a coloração e identificação dos objetos pertencentes na elaboração dos mapas.

Considerando que todos os alunos da turma são moradores de campo grande, o professor irá propor aos alunos que sejam criativos para modificar o bairro onde moram e assim refazer o mapa do bairro de Campo Grande. Será sugerido aos alunos que modifiquem qualquer área do mapa ou acrescente o que for de seus interesses, sendo necessário que os alunos coloquem os símbolos, as legendas e tenham coesão na organização do bairro de Campo Grande.

Recursos: Papel e material de desenho.

Avaliação: Avaliar se os alunos aprenderam os principais fundamentos da cartografia e se desenvolveram uma observação mais crítica da ocupação espacial.

Tempo: 3 horas e meia (sujeito a alterações, podendo aumentar o tempo de aula).

PLANO 4 :  Alfabetização Cartográfica

Objetivo específico: Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.

Noções/Conceitos: Ordem, diversidade e proporção (raciocínios de Piaget)

Metodologia: Mediante a atividade da aula anterior, solicitar a observação do percurso da escola ao park shopping, identificando pontos para a localização. Já com o computador, a turma será dividida em grupos, e os alunos serão orientados a explorar diferentes mapas na internet, explicando que o desafio é encontrar um mapa que mostre a localização do shopping.  Estimule a comparar os mapas com o mapa já elaborado de seu bairro, perguntando se os pontos de referência são os mesmos e como são identificados? (Lembrando que os mapas anteriores não são fidedignos ao mapa do bairro, ou seja, foi modificado da realidade, então a comparação levará em conta essas modificações).  Em seguida, será o momento de visualizar a localização em imagem real, abrindo o programa Google Earth e convidando a turma a buscar uma imagem da escola, do park shopping e etc. Seguindo o seguinte procedimento: clicar no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e peça aos alunos para aproximar a imagem até o objetivo.  Será proposto que eles comparem a imagem do Google Earth com o mapa que haviam elaborado e observem o que querem modificar, acrescentar ou consertar novamente. Ao final, pedir para os alunos identificar em mapas apresentados pelo (a) professor (a) a representação gráfica dos símbolos e legendas de acordo com o raciocínio de Piaget, diversidade, ordem e quantidade.

Recursos: Papel, régua, lápis, o programa Google Earth, computador com acesso à internet e Mapas.

Avaliação: Avaliar se os alunos compreendem as diferentes formas de representação, compreendendo os símbolos e as legendas.

Tempo: 3 horas (sujeito a alterações).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com