TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA GEOGRAFIA COM O PROGRAMA GOOGLE EARTH

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA GEOGRAFIA COM O PROGRAMA GOOGLE EARTH

Escola Municipal Sócrates Câmara

Profª: Naiara

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental.

CONTEÚDO:

Representação cartográfica;

Localização espacial.

OBJETIVOS:

Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários histórias inventadas e brincadeiras.

Localizar o bairro/Distrito na cidade/município, bem como saber os principais pontos de referência do mesmo, a fim de o estudante conhecer o espaço onde está localizado.

METODOLOGIA

Iremos convidar os alunos á dar uma volta pelo bairro da escola, para isso os mesmos deverão observar o trajeto, identificando os pontos para a localização. Ao voltarmos será solicitada uma atividade onde eles irão transformar a observação em um rascunho, e pedindo sempre para que represente os pontos de referências vistos também.

Ao término do desenho, iremos para a sala de tecnologia e lá a turma será dividida em grupos. Em seguida terão como missão acessar o link https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ e entre os mapas disponíveis encontrar um que mostre a localização do bairro da escola, identificando seus pontos de referência.

Agora é a hora de visualizarem a localização em imagem real. Com o nosso auxílio irão abrir o programa Google Earth para buscar uma imagem do bairro que está localizado a escola.Introduzindo o nome da cidade e do bairro irão aproximar a imagem até o objetivo, (Que é o bairro da escola). Sempre perguntando á eles se o que estão vendo é a mesma coisa que vimos ao caminhar pelas ruas.

RECURSOS:

Lápis, papel, régua, computador com acesso a internet, Programa Google Earth.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feitaverificando se os alunos compreenderam as diferentes formas de representação da superfície terrestre, e se conseguem se localizar em um mapa virtual apontando as referências entre si.

BIBLIOGRAFIA:

PENHA, Jonas Marques da; MELO, Josandra Araújo Barreto de; Geografia, novas tecnologias e ensino: Conhecendo o “lugar” de vivência por meio do uso do Google Earth e Google Maps. Universidade Estadual da Paraíba (UEPA); 2016.

DOURADOS; Prefeitura Municipal. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Dourados. 2020.

http://www.guiageo-mapas.com/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com