TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cartografia Prática Pedagógica

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Evanita de Lara

RA: 8148744

POLO: Blumenau –SC

TUTOR:

Prática Pedagógica – Portfólio 1

  

Este Portfólio consiste em realizar uma análise sobre os conteúdos mais importantes da disciplina, que são o arcabouço teórico da formação do professor de Geografia, identificando, a partir das respostas às questões discursivas apresentadas, a importância das duas matérias para a análise e explicação sobre o contexto atual, de forma mundial e local.

a) Descrição da atividade:

Esta atividade deverá ser desenvolvida da seguinte forma:

Leia as questões solicitadas com atenção, exercite, com calma, a análise interpretativa do enunciado da questão, evidenciando a ideia central da pergunta e as ideias secundárias que reforçam a central.

Responda as questões dissertativas (se necessário, utilize o material indicado para leitura na disciplina para consulta).

Questão 01

O mapa é um recurso essencial da linguagem geográfica na análise espacial. Ele deve ser constituído por elementos essenciais, denominados elementos do mapa. Assim, apresente os quatro elementos que devem constar em mapas e informe a utilidade de cada um desses deles para a adequada leitura cartográfica no ensino da Geografia.

Título do mapa indica o tema, com informações gerais podendo ser localidade, se for histórico o tempo com precisão temporal, o título é primeira informação em um mapa

Legenda é a especificação do significado aos símbolos que constam no mapa, normalmente em forma ícones, usa-se uma sequência de cores representando uma área, um avião para representar aeroporto, azul para designar água ( rios ,lagoas) verde para floresta e  área de vegetação, usa-se uma sequência de cores

orientação cartográfica geralmente, ela apresenta-se nos mapas com uma seta apontando para o norte (N), mas também pode ser indicada por uma rosa dos ventos, indica os pontos cardeais que são necessários para que o leitor tenha uma noção da posição relativa

escala, outro importante elemento, é a proporção matemática entre a área real e a sua respectiva representação cartográfica. Existem dois tipos de escala, a numérica e a gráfica, ambas presentes no exemplo do mapa acima.

Questão 02

(ENADE, 2011, adaptado) Os sensores são dispositivos idealizados para captar a energia eletromagnética proveniente de objetos e feições naturais sobre a superfície da Terra, tais como casas, edifícios, rodovias, rios, rochas e matas, e para transformá-la em dados, imagens e outros produtos imprescindíveis ao ser humano. Esses sensores são colocados a bordo de aviões e satélites, os quais passam a exercer a função de plataformas que, situadas a determinada distância da superfície terrestre, obtêm os dados. Essa fase do sensoriamento remoto pode ser definida como a etapa de aquisição de dados. MORATO, R.  G. Técnicas de sensoriamento remoto. In: VENTURI, L. A. B. (Org.).  Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011. 

As técnicas de sensoriamento remoto permitem a obtenção de informações a respeito de áreas de difícil acesso, o que reduz o custo na obtenção de dados. Por meio delas, são examinadas áreas extensas e é realizado o monitoramento temporal em função da repetição das imagens de satélite. Observe a Figura 1 e a legenda a seguir.

[pic 2]

[pic 3]

Figura 1  Temperatura aparente da superfície para a data de 3/9/1999 – hora local às 9h57 min.

A Figura 1 apresenta a espacialização da temperatura aparente da superfície para a cidade de São Paulo. Baseado nesta figura, avalie as afirmações a seguir identificando as verdadeiras (são duas afirmações verdadeiras). Para as falsas, justifique a sua resposta apresentando os seus erros:

I. As áreas em tons de vermelho apresentam as temperaturas mais elevadas, em razão da maior presença de edificações, da cobertura do solo com asfaltos e da reduzida área verde.

II. As áreas em tons de azul apresentam as temperaturas mais reduzidas, em razão da presença de cobertura vegetal e de corpos hídricos.

III. As áreas em tons de vermelho apresentam as temperaturas mais elevadas em razão da maior presença de cobertura vegetal e presença de corpos hídricos.

IV. As áreas em tons de azul apresentam as temperaturas mais reduzidas em razão da presença de edificações, da cobertura do solo com asfalto e da reduzida área verde.

V. A área central da figura apresenta temperaturas reduzidas e as áreas ao sul, temperaturas mais elevadas.

Questão 03

O que é a cidade? Essa pergunta deveria ser fácil de ser respondida, afinal, segundo o censo do IBGE (2010), a população urbana do Brasil é de 84,35 %. Logo, é bem provável que você viva em uma cidade, ou, ao menos, já esteve em uma. Se pensarmos na palavra cidade, certamente conseguiremos fazer várias analogias: prédios, ruas, semáforos, pessoas, carros, congestionamento, ruídos, falta de tempo etc. As cidades possuem variações de lugar para lugar, variam no espaço e no tempo. Diferentes configurações e modos de vida definem a cidade, que tem a concentração de pessoas, serviços e mercadorias como seus elementos formadores.

Sabendo disso, responda às seguintes questões:

O que é tecido urbano? Quais são os elementos presentes no tecido urbano?

É uma rede de elementos encontrados em construções residenciais, comerciais, edifícios, sistemas viários, quadras, lotes, terrenos, que constituem uma cidade

O que é o sítio urbano? Qual a sua importância para o desenvolvimento da cidade?

Lugar onde a cidade está se formando e, desse modo, influencia seu desenvolvimento e cultura, especialmente quanto ao seu aspecto natural que pode favorecer ou atrapalhar seu desenvolvimento.

Quais modelos foram desenvolvidos para auxiliar o estudo da estrutura espacial urbana?

A estrutura espacial urbana pode ser analisada e entendida a partir de suas características e sua configuração, influenciando em sua estrutura espacial podendo atuar em uma lógica de cooperação

Como você pode definir Lugar na ciência geográfica?

lugar forma um característica mais compreensiva, sendo considerado como o espaço conforme a percepção humana, constituindo-se a partir de relações de afeição e identidade. Um exemplo de lugar, para uma pessoa, é casa dos avós, escola, universidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (822.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com