TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadania no Brasil

Por:   •  25/9/2019  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Cidadania do Brasil

Uma cidadania plena combine liberdade, participação e igualdade para todos. Cidadania é dividida em direitos civis, políticos e sociais.

Direitos civis é direito a vida, a liberdade, a propriedade, a igualdade perante a lei, resultando em garantia de ir e vir,escolher trabalho, de se manifestar o pensamento, de organizar-se.

é possível haver direito civis sem direitos políticos. estes se referem a participação do cidadão no governo da sociedade. consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas , de organizar partidos, de votar, de ser votado. pode haver direitos civis sem o direito político mas não o contrário.

os direitos políticos tem como instituição principal os partidos e um parlamento livre e representativo. são eles que conferem legitimidade á organização política da sociedade.

Os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva.incluem direito a educação, ao trabalho , salário justo, a saúde , a aposentadoria.direitos sociais permitem reduzir a desigualdade social e fazer justiça social.

na inglaterra veio direito civil depois politico e por ultimo o social.

no Brasil o direito sociais tem maior ênfase do que os outros direitos e a sequencia dos direitos foi diferente do resto dos países. o social foi o primeiro direito a ser adquirido.

outro aspecto importante é que os direitos foram construídos no estado-nação, as pessoas tornavam cidadãs a medida que se sentem parte do estado. a redução do poder do estado afeta a natureza dos direitos, sobretudo político e social.

Jose murilo de carvalho , ao longo de seu livro, faz um apanhado historico sobre a cidadania no brasil, desde o periodo imperial até a redemocratização do pais, mostrando em como nosso cidadania foi diferente da de outros paises

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (24.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com