TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO NO CAMPO

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE GEOGRAFIA

RODRIGO FERREIRA CORONEL

EDUCAÇÃO NO CAMPO

PORTO MURTINHO-MS

MAIO DE 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE GEOGRAFIA

RODRIGO FERREIRA CORONEL

EDUCAÇÃO NO CAMPO

[pic 1]

PORTO MURTINHO-MS

MAIO DE 2016

ATIVIDADE 3 (A3)

3) Leia atentamente as citações a seguir:

“Quando dizemos Por uma Educação do Campo, estamos afirmando a necessidade de duas lutas combinadas: pela ampliação do direito à educação e à escolarização no campo; e pela construção de uma escola que esteja no campo, mas que também seja do campo: uma escola política e pedagogicamente vinculada à história, à cultura e às causas sociais e humanas dos sujeitos do campo” (Caldart, 2002, p. 25).

Texto 1: Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção – p. 25- 43.

“As discussões recentes sobre a escolarização das populações que vivem e trabalham no campo apresentam uma preocupação central com as práticas pedagógicas ali desenvolvidas. [...] Nesta direção, encaminham-se as reflexões sobre a educação do campo, evidenciando a emergência do conceito de ‘educação do campo’, que se contrapõe à visão tradicional da educação rural” (Munarin, 2011, p.102). - Texto 2 – Educação do Campo e práticas pedagógicas – p. 101 – 121.

“A Educação do Campo representa a luta dos trabalhadores do campo por seus direitos: civis, sociais, políticos, principalmente pela terra associado às condições dignas de vida. Nesse sentido, uma das reivindicações marcantes no processo de luta dos movimentos sociais do campo é a construção de um projeto de Educação, organizado desde o ponto de vista dos camponeses e da trajetória de luta de suas organizações” (Ghedin, 2012, p. 212).

- Texto 3 – A Educação do Campo e a organização do trabalho pedagógico – p. 207 – 236

- A partir da leitura das citações apresentadas pelos autores, produza um texto (mínimo 02 páginas), abordando a seguinte temática: “Propostas Pedagógicas para a Educação do Campo”. Acesse os textos dos autores na íntegra (disponíveis no Moodle), como subsídio para a elaboração de seu trabalho. O texto deverá apresentar a sua compreensão acerca das idéias expostas pelos autores, juntamente com sua análise crítica sobre o tema.

        Todos que estão envolvidos na luta para desenvolver as Propostas Pedagógicas para a Educação do Campo, lutam em busca de políticas públicas que possam assegurar os direitos em prol a uma educação que seja propriamente voltado ao campo, pois todo cidadão tem o direito garantido em lei a uma educação de qualidade e que atenda as expectativas, necessidade e anseio do estudante que mora no campo, tendo os mesmos direitos garantido do estudante da área urbana. Com isso se faz necessário que lutem em busca de garantir que se aplique como direito universal de todos, investindo nestas linhas de ações, pensamentos, garantindo assim a cidadania, os direitos sociais, atuando e participando de uma forma mais crítica e dinâmica perante a sociedade.  A educação que deve ser oferecida para o camponês e seus familiares independentemente do lugar onde vive, pensando em suas atividades onde mora, relacionando as suas necessidades e seus modos culturais estabelecidos, e não conceituar-lo com um serviço de retribuição ou produto de compra e venda.  

        A educação do campo se expandiu durante esses anos, graças à proposta e projetos implantados pela comunidade, mas só não se é suficiente para atender o coletivo, pois para isso acontecer, o poder público deve acordar para a realidade e planejar com mais coerência e responsabilidade uma política mais abrangente nessa área, contemplando a todos o direito de ter acesso a educação. Para que isso aconteça, é necessário que a educação no campo entre em pauta em todas as discussões que regem as propostas pedagógicas que buscam o progresso do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com