TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOFRAFIA DO COVID 19

Por:   •  1/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Sars-CoV-2 ou COVID-19 é o novo vírus da família coronavírus, vírus esses que causam infecções respiratórias, existem quase 40 tipos diferentes identificados em animais e 7 em humanos, as doenças mais famosas causadas por esse vírus são a Sars-CoV que surgiu na China em 2002 e a MERS-COV que surgiu no Oriente médio em 2012.

O novo coronavírus começou a infectar as pessoas em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China e acreditasse que atingiu em seu surto inicial em pessoas ligadas a um mercado de frutos do mar, que também vendia animais silvestres, o que cria a ideia de que o vírus talvez tenha sido transmitido para o ser humano por meio de animais.

Desenvolvimento

Em dezembro de 2019 começaram a ser relatados vários casos de uma pneumonia misteriosa, que mais tarde seria identificada como um novo coronavírus o COVID-19, na cidade de Wuhan que com 11 milhões de habitantes é a capital e maior cidade da província de Hubei na China.

Por ter tido seus primeiros casos relacionados a pessoas que frequentaram um mercado de frutos do mar, a principal teoria para o surgimento do COVID-19 seria por meio de dois animais os morcegos que seriam o reservatório natural do vírus e o pangolim como hospedeiro intermediário passando em seguida para os humanos.

Após os primeiros casos no mercado de frutos do mar, outros casos de pessoas que nunca estiveram no mercado foram identificados e isso mostrou que o vírus tinha evoluído e estava transmitindo entre humanos por meio da inalação de gotículas de saliva ou de secreções respiratórias, fazendo com que o vírus pudesse se locomover mais facilmente utilizando qualquer meio de transporte público para tal.

No dia 13 de janeiro foi confirmado o primeiro caso fora da China na Tailândia, uma mulher que voltava de Wuhan e contraiu o vírus, 4 dias depois o segundo caso foi confirmado de uma mulher que também voltava de Wuhan, seguindo assim até os dias atuais onde possui 3.037 casos confirmados.

Após o dia 13 de janeiro quando o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado fora da China, a doença passou a se espalhar rapidamente pelo resto do mundo, sendo o Japão o segundo pais a se contaminar no dia 16 e depois no dia 20 os Estados Unidos e a Coreia do Sul, e assim seguindo até quase todos os países terem se contaminado.

O primeiro caso no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro em um homem de 61 anos que tinha feito uma viagem para Itália entre os dias 9 e 21, porem além dele ainda existiam 20 casos em investigações na época.

Após a confirmação do primeiro caso o homem foi submetido a uma quarentena domiciliar, 30 pessoas de sua família foram colocadas em observação e 16 passageiros do seu voo também.

No dia 29 de fevereiro o segundo caso foi confirmado o de um homem que também havia passado pela Itália, 5 dias depois mais 8 casos haviam sido confirmados sendo dois desses casos os primeiros por transmissão interna. No dia 16 de março o número de casos subiu para 234, já registrando transmissão comunitária, quando a origem da contaminação não é identificada.

Os casos no Brasil só continuaram a aumentar e em uma velocidade muito rápida, principalmente nos estados de São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com