TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO E O SEU REAL SIGNIFICADO

Por:   •  6/7/2019  •  Resenha  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO E O SEU REAL SIGNIFICADO

 

Rayssa Cristina Vieira Domingues

Graduanda em Geografia pela Unifal-MG

Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

 

               

Esta resenha possui como referência o artigo, - “O Ensino de Geografia no Ensino Médio: Uma Problematização” -, escrito por Anderson Matheus André de Oliveira, graduando em Geografia pelo CAMEAM/UERN.

A introdução nos traz uma reflexão sobre o fato do Ensino Médio ser uma fase essencial para o desenvolvimento de senso crítico de seus alunos, e que a Geografia possui grande parte nesta questão, pois através de seu estudo podemos compreender o espaço geográfico como um todo, e a partir disso aplicar o aprendizado no espaço, buscando mudar e melhorar o ambiente onde vivemos.

Partindo desse princípio, e buscando observar como está o intelecto dos alunos nesta fase, foi escolhida uma escola pública do município de Luiz Gomes, no Rio Grande do Norte, para ser feita uma análise de como os alunos de 3º ano desta escola enxergam a Geografia, o que aprenderam ao longo desses anos e como ocorre a transmissão de conhecimento da disciplina por parte do professor responsável, para servir como a base para a problematização do artigo, sobre o assunto.

No primeiro tópico do texto, há uma reflexão sobre a importância da disciplina logo no início do ensino básico, já que a Geografia como muitas vezes considerada a ciência dos lugares e responsável por trabalhar tanto o físico, mas também a parte humana que consiste nas relações em sociedade, que pode ser aplicados aos mais diversos contextos de vivência de cada uma das pessoas. Inclusive, também podemos observar uma crítica interessante é feita nas entrelinhas, ao fato que durante o início do Ensino Fundamental, pouco se é falado de Geografia, (não só desta como algumas outras matérias), e se pensarmos calmamente sobre, talvez fosse importante que a disciplina pudesse ser enfatizada mais precocemente e com mais tempo para se desenvolver as suas idéias.

Mas ainda sim, desde pequenos já temos uma percepção do mundo a nossa volta, ou seja, ainda que neste primeiro momento não haja um conhecimento teórico do que é a Geografia, como ciência, já possuímos a prática ao mesmo tempo, pois desde sempre estamos inseridos em um espaço, este que é constantemente mudado por nós e onde ocorre a socialização.  Neste contexto, a partir dos anos mais avançados do Ensino Fundamental, é essencial o aprendizado da matéria para a criação e construção de uma base para os próximos anos, o Ensino Médio.

No segundo tópico, “O Ensino de Geografia no Ensino Médio”, temos uma crítica mais efetiva feita pelo autor, pois como sabemos o Ensino Médio, ao menos em sua teoria deveria ser uma das fases mais importantes da formação no Ensino Básico. Onde é desenvolvido o senso crítico de cada um dos alunos, e, por conseguinte compreendem sua função como cidadão do mundo e o que pode fazer em benefício deste, usando este conhecimento para aplicar no seu cotidiano, assim visando melhorar o quadro atual do mundo em que vivemos.

Mas, em contrapartida, podemos ver que o Ensino Médio perdeu esse seu valor, se é que realmente podemos considerar que algum dia foi provido deste, já que há muito tempo os profissionais da educação questionam sua importância, e a luta por uma mudança é antiga:

 

As discussões sobre a qualidade do Ensino Médio no Brasil não são recentes. O documento que resultou no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932 já apontava o ensino secundário (que hoje compreende os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio) como ponto nevrálgico da educação brasileira. Desde então muito se vem discutindo sobre políticas educacionais que sejam capazes de reorganizar o ensino, em especial, o ensino médio, mas pouco temos conseguido de fato, realizar [...]

(BARCELLOS et al., 2017, p.120).

 

Sendo assim esta fase do ensino, acaba tendo como foco apenas preparar os alunos para Vestibulares e Enem, em busca da admissão no meio acadêmico ou apenas o mercado de trabalho, pois como sabemos atualmente cada vez mais tem se exigido o diploma para trabalhos simples.

E voltando ao conhecimento empírico que possuímos desde muito cedo, e que é desenvolvido ao longo dos anos, infelizmente nesta fase não é bem sucedido, pois muitas vezes no ensino da Geografia, estudamos coisas distantes de nossa realidade, e não aplicáveis em nosso cotidiano. Não vemos esse conteúdo para nos estimular como seres pensantes, mas apenas como algo a ser decorado para a realização de trabalhos e provas.

As conseqüências desta situação se mostram  pelo claro desinteresse dos alunos pela disciplina, ou até mesmo aqueles que gostam não sentem que estão aprendendo como deveriam e não conseguem exercer o raciocínio para fazer o seu uso de maneira apropriada.

No terceiro tópico, é quando parte-se para o campo de pesquisa, como dito na introdução, tratando de uma análise da aplicação de um questionário, para alunos e professor de 3º ano de uma escola no município de Luiz Gomes, sendo estas questões abertas para avaliar e refletir sobre a importância do ensino geográfico, e como enxergam a disciplina, os seus conceitos, e qual o seu fim.

As respostas dadas indicam que normalmente os alunos possuem uma noção do que é a Geografia e dos seus conceitos, mas apenas partindo de um princípio: o meio natural. Todos no geral a reconhecem como uma área que estuda os aspectos físicos, mas ainda sim se esquecem da sua importância na questão humana, e mesmo que muitas vezes pareçam diferentes, são partes de um todo que constitui a disciplina, e que não pode passar em  branco, ou simplesmente ser deixada de lado. Ou seja, partindo-se disso vemos já uma grande deficiência no ensino da matéria, pois falta uma parte de seu conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com